1

domingo, 31 de maio de 2015

VOCÊ SABE O QUE UMA SACANAGEM ??

O QUE É UMA SACANAGEM ??

1.    SACANAGEM é comparar a aposentadoria de um Deputado com a de uma Viúva ou com a maioria   das aposentadorias dos infelizes brasileiros (as) que trabalharam 35 ou 30 anos e recebem pelo INSS, sem regalias.

2.    SACANAGEM é um Cidadão ter que descontar do seu salário durante 35 ou 30 anos para receber aposentadoria ridícula e aos Deputados bastarem somente 3 ou 6 anos conforme o caso. (Para os do Governo para receber a Pensão Máxima só precisam do Juramento de Posse.)
3.    SACANAGEM é que os Deputados sejam os únicos Trabalhadores (???) deste País que estão Isentos de 1/3 do seu salário em IRS.
4.   SACANAGEM é pôr na Administração milhares de Assessores (sindicalistas) com Salários que desejariam os Técnicos Mais Qualificados.
5.   SACANAGEM é a enorme quantidade de Dinheiro destinado a apoiar os Partidos, aprovados pelos mesmos Políticos que vivem deles.
6.    SACANAGEM é que a um Político não se exija a mínima prova de Capacidade para exercer o Cargo (e não falamos em Intelectual ou Cultural).
7.    SACANAGEM é o custo que representa para os Contribuintes a sua Comida, Carros Oficiais, Motoristas, Viagens (sempre em 1ª Classe), Cartões de Crédito.
8.    SACANAGEM é que S. Exas. tenham quase 5 meses de Férias ao Ano (48 dias no Natal, uns 17 na Semana Santa mesmo que muitos se declarem não religiosos, e uns 82 dias no Verão).
9.    SACANAGEM é S. Exas. quando deixam um Cargo manterem 80% do Salário durante 18 meses.
10.  SACANAGEM é que ex-Ministros, ex-Secretários de Estado e Altos Cargos da Política quando se aposentam são os únicos Cidadãos deste País que podem legalmente acumular 2 Salários do Erário Público.
11. SACANAGEM é que se utilizem os Meios de Comunicação Social para transmitir à sociedade que os funcionários só representam encargos para os Bolsos dos Contribuintes.
Esta deveria ser uma dessas correntes que não deveriam romper-se, NUNCA, pois só nós podemos modificar TUDO ISTO.
ALÉM DISSO, SERÁ UMA GRANDE SACANAGEM SE VOCÊ NÃO REENVIAR A TODOS OS MEMBROS DA SUA LISTA, INCLUINDO EVENTUAIS AMIGOS POLÍTICOS, POIS SÃO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR ESTA GRANDE SACANAGEM ! ! !
AUTOR DESCONHECIDO...

quarta-feira, 27 de maio de 2015

FUNDOS DE PENSÃO NA MIRA - TEMOS QUE FICAR ALERTAS...

Fundos de pensão na mira 
Funcionário aposentado do Banco do Brasil, o deputado federal Augusto Carvalho denuncia que o aparelhamento dos fundos de pensão passou a ser fonte de preocupação de todos os funcionários que, ao longo de gerações, constituíram seu patrimônio. 
Cita casos como os da Postalis, da Petros e agora da Funcef, que teve a diretoria trocada sob pressão dos servidores. 
O alarme de Augusto, agora, refere-se ao Banco do Brasil. Segundo ele, existe uma guerra interna na Previ, a fundação do banco, onde um dos diretores faz pressão ostensiva para retirar outra, escolhida pelos funcionários.
 (Jornal de Brasília)

terça-feira, 26 de maio de 2015

09 - NOVE TARIFAS QUE O BANCO NÃO PODE COBRAR...

9 tarifas que o banco não pode cobrar

por NATÁLIA CACIOLI

Banco cobrou pela emissão do carnê? Não ofereceu gratuitamente serviços essenciais para manutenção da conta? Veja seus direitos

SÃO PAULO - Motivo de muitas ações na Justiça e de dor de cabeça para várias pessoas, o tema "tarifas bancárias" é um assunto "altamente espinhoso", segundo o especialista em direito do consumidor Vinicius Zwarg. A principal regulação para a cobrança de serviços bancários foi feita pelo Banco Central em 2010, mas ainda há espaços para brechas e dúvidas.

Um dos problemas  recorrentes é a cobrança de pacotes de manutenção de conta corrente. Em abril, o Estado questionou uma agência bancária sobre os custos para manter uma conta corrente aberta com uma movimentação pequena. A gerente do banco informou que poderia ofertar o serviço pelo custo mínimo de R$ 16. No entanto, o Banco Central determina que toda instituição financeira deve oferecer serviços essenciais sem custo para o cliente. Entre esses serviços, estão: fornecimento de cartão de débito; quatro saques, dois extratos, 10 folhas de cheque, duas transferências de recursos, entre outros.

Zwarg explica que antes das regras do BC, as instituições financeiras expandiram o rol de tarifas e usaram nomenclaturas diferentes, o que dificultava a comparação de preços pelo consumidor. "Do ponto de vista regulatório, a resolução do Banco Central trouxe mais clareza, mas ainda existem brechas", diz. 

Segundo a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, é comum receber queixas de consumidores sobre falta de transparência dos bancos. "Muitas instituições procuram dificultar o acesso à gratuidade de serviços e, sem conhecimento, o cliente acaba pagando tarifas indevidas".

Nos últimos 10 meses, o Banco Central recebeu 7.046 reclamações por cobranças irregulares de tarifas. Destas, 2.307 foram consideradas procedentes. A principal queixa refere-se a taxas de serviços não contratados (46%), seguida por cobranças indevidas no cartão de crédito (22,5%). Mas também aparecem reclamações sobre taxas claramente ilegais na resolução do Banco Central, como tarifas sobre conta salário e emissão de boletos e carnês.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta os consumidores a pesquisar e comparar os preços das tarifas antes de contratar o serviço. Uma ferramenta útil neste sentido é o Star, que permite comparar o valor das taxas avulsas cobradas pelas principais instituições financeiras. 

Veja abaixo quais tarifas o banco não pode cobrar:

Tarifa de Liquidação Antecipada

O cliente que fez um financiamento ou contratou um empréstimo pode antecipar a quitação da dívida a qualquer momento sem pagar tarifas. Esse direito é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, mas é motivo de ações na Justiça até hoje. Segundo a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, os bancos sustentavam o direito de cobrança dessa taxa com o argumento de que o pagamento antecipado alterava o cronograma de entrada de recursos da instituição, mas isso não foi acatado pela Justiça. 

Tarifa de Emissão de Carnês e Boletos (TEC)

A cobrança dessa taxa é proibida pelo Banco Central. Maria Inês explica que o banco deve cobrar o custo da emissão da empresa que emite o boleto, e não do cliente que o recebe. "A emissão de carnê é um risco do negócio. Quem pede para emitir o boleto é quem tem de pagar por ele."

Tarifa de Abertura de Crédito (TAC)

Objeto de várias ações na Justiça, a TAC não pode ser cobrada quando o cliente já tem relacionamento com o Banco. No entanto, o Banco Central permite a cobrança quando o consumidor não tem conta corrente na instituição. Mas cuidado: essa taxa é cobrada no momento da contratação de financiamentos, e muitos bancos usam outro nome para poder cobrá-la. Segundo a Febraban, o valor da taxa (nos casos permitidos) é determinado pela política comercial de cada instituição financeira.

Tarifa de atualização de cadastro

O banco só pode cobrar essa tarifa para pesquisa em serviços de proteção ao crédito e em apenas dois casos: na abertura de conta corrente ou poupança ou de contratação de crédito e arrendamento mercantil. Além disso, essa taxa não pode ser cobrada de forma cumulativa.

Taxa de manutenção sobre contas inativas

Quando o cliente deixa de usar sua conta corrente, o banco deve notificá-lo e encerrar a conta após seis meses sem movimentação. Após esse período, o banco é proibido de cobrar tarifas de manutenção.

Pacote de serviços com valor superior ao saldo da conta corrente

O Banco Central determina que o débito referente à cobrança de tarifa em conta corrente ou de depósitos de poupança não pode ser superior ao saldo disponível. Mas cuidado: esse valor inclui o limite de crédito acertado com o banco, sobre o qual é cobrado juro.

Pacote de serviços essenciais

Por decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), os clientes de bancos têm direito a não pagar tarifas se optarem por serviços básicos. Dessa forma, todos os bancos são obrigados a oferecer aos seus clientes uma Conta de Serviços Essenciais. Geralmente, os bancos procuram dificultar o acesso à gratuidade de serviços, mas as instituições bancárias estão proibidas de cobrar taxa de manutenção de conta caso você utilize apenas serviços essenciais, entre eles: fornecimento de cartão de débito, realização de até quatro saques e fornecimento de até dois extratos por mês.

Tarifa de manutenção em conta salário

O Banco Central proíbe a cobrança de tarifas para utilização da conta salário para transferência automática de recursos para outros bancos. Além disso, as instituições financeiras devem fornecer um cartão magnético, dois extratos por mês e permitir a realização de até cinco saques e duas consultas mensais ao saldo.

Cobrança de segunda via de cartão

O banco não pode cobrar tarifa caso envie novos cartões para o cliente sem a sua solicitação. Mas em caso de perda, roubo, furto e dano, a cobrança é permitida.
Fonte: Estadão Notícias - 25/05/2015

PLANOS DE SAÚDE MAIS RECLAMADOS DO BRASIL.

Os planos de saúde mais reclamados do Brasil 
Com mais de 2.500 reclamações em seis meses, Unimed Norte/Nordeste lidera ranking de queixas 
A Unimed Norte/Nordeste é a operadora de plano de saúde de grande porte com maior índice de reclamações do país, segundo o ranking da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 
A Unimed-Rio e a MediSanitas ficaram no segundo e terceiro lugares, respectivamente. 
Entre as empresas de médio porte, a Viva Planos de Saúde foi a campeã de queixas, seguida pela Saúde Medicol e pela Administradora Brasileira de Assistência Médica. 
Os dados são referentes ao mês de fevereiro, última data de atualização do ranking de reclamações da ANS. 
No site da agência, é divulgado o número de reclamações das operadoras nos últimos seis meses e o índice de reclamação nos últimos 24 meses. 
O índice mostra o número médio de reclamações para cada 10 mil clientes nos seis meses anteriores. Para isso, o número de reclamações dos últimos seis meses é dividido pelo número de beneficiários do mesmo período e o resultado é multiplicado por 10 mil. 
Assim, lideram o ranking as operadoras que têm a maior frequência de reclamações, evitando que as empresas com mais clientes fiquem sempre nas primeiras posições da lista apenas pelo maior número de beneficiários. 
Confira nas tabelas a seguir a lista das operadoras de médio e grande porte que ocuparam os 20 primeiros lugares do ranking de reclamações. 
Operadoras de grande porte 
Posição Razão Social (Registro ANS) Índice em fevereiro/2015 Reclamações em seis meses 
1º lugar UNIMED NORTE/NORDESTE-FEDERAÇÃO INTERFEDERATIVA DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS DE TRABALHO MÉDICO (324213) 26,63 2568 
2º lugar UNIMED-RIO COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO DO RIO DE JANEIRO (393321) 5,35 3986 
3º lugar MEDISANITAS BRASIL ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE S/A. (348520) 3,59 247 
4º lugar UNIMED PAULISTANA SOCIEDADE COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO (301337) 3,56 1632 
5º lugar VITALLIS SAÚDE S/A (413038) 2,19 343 
6º lugar GOLDEN CROSS ASSISTENCIA INTERNACIONAL DE SAÚDE LTDA (403911) 2,01 629 
7º lugar CAIXA SEGURADORA ESPECIALIZADA EM SAÚDE S/A (418072) 1,84 119 
8º lugar GRUPO HOSPITALAR DO RIO DE JANEIRO LTDA (309222) 1,82 335 
9º lugar UNIMED SEGUROS SAÚDE S/A (000701) 1,82 777 
10º lugar SUL AMERICA COMPANHIA DE SEGURO SAÚDE (006246) 1,69 2024 
11º lugar GEAP AUTOGESTÃO EM SAÚDE (323080) 1,54 591 
12º lugar GREEN LINE SISTEMA DE SAÚDE S.A (325074) 1,46 362 
13º lugar ASSOCIAÇÃO DE BENEFICÊNCIA E FILANTROPIA SÃO CRISTOVÃO (314218) 1,39 84 
14º lugar AMIL ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL S.A. (326305) 1,36 4639 
15º lugar UNIMED DO ABC - COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO (345270) 1,32 81 
16º lugar ALLIANZ SAÚDE S/A (000515) 1,32 167 
17º lugar BRADESCO SAÚDE S/A (005711) 1,31 3188 
18º lugar UNIMED RECIFE COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO (344885) 1,30 152 
19º lugar PROMED ASSISTENCIA MEDICA LTDA (348805) 1,27 85 
20º lugar CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL (346659) 1,25 537 
Fonte: Agência Naciona de Saúde Suplementar (ANS) 
Operadoras de médio porte 
Posição Razão Social (Registro ANS) Índice em fevereiro/2015 Reclamações nos últimos seis meses 
1º lugar VIVA PLANOS DE SAÚDE LTDA (412791) 83,25 2329 
2º lugar SAÚDE MEDICOL S/A. (309231) 35,33 442 
3º lugar ADMINISTRADORA BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA MEDICA LTDA (413305) 15,88 323 
4º lugar SALUTAR SAÚDE SEGURADORA S/A (000027) 12,57 213 
5º lugar SMS - ASSISTÊNCIA MÉDICA LTDA (311405) 11,91 214 
6º lugar ASSIMÉDICA SISTEMA DE SAÚDE LTDA. (401846) 10,86 213 
7º lugar SAÚDE SIM LTDA (320111) 7,92 118 
8º lugar CAMED OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE LTDA (416339) 5,56 114 
9º lugar ASSOCIAÇÃO AUXILIADORA DAS CLASSES LABORIOSAS (340146) 5,48 85 
10º lugar COOPUS - COOPERATIVA DE USUÁRIOS DO SISTEMA DE SAÚDE DE CAMPINAS (384356) 5,19 110 
11º lugar ASSISTENCIA MEDICO HOSPITALAR SAO LUCAS S/A (323811) 3,16 164 
12º lugar SANTO ANDRÉ PLANOS DE ASSISTENCIA MÉDICA LTDA. (400190) 2,97 140 
13º lugar CENTRO TRASMONTANO DE SAO PAULO (303623) 2,88 159 
14º lugar IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MAUÁ (403920) 2,57 36 
15º lugar CRUSAM CRUZEIRO DO SUL SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA S. A. (324698) 2,55 88 
16º lugar SUL AMÉRICA SAÚDE COMPANHIA DE SEGUROS (005622) 2,47 85 
17º lugar GOOD LIFE SAUDE LTDA (305995) 2,24 39 
18º lugar ESMALE ASSISTENCIA INTERNACIONAL DE SAUDE LTDA. (395480) 2,10 52 
19º lugar BIOVIDA SAÚDE LTDA. (415111) 1,87 112 
20º lugar JARDIM AMÉRICA SAÚDE LTDA. (414450) 
Fonte: Agência Naciona de Saúde Suplementar (ANS)    (Helder Almeida - Portal Exame)

quarta-feira, 20 de maio de 2015

MUDANÇAS NA PREVIDÊNCIA SOCIAL... - O BRASIL ESTÁ ENVELHECENDO...

Mudanças na Previdência Social 
Todos nós envelhecemos. E o Brasil envelhece conosco. Já não é mais, como era conhecido há alguns anos, um país de jovens. E em pouco tempo poderá tornar-se um país de idosos. 
A Previdência Social no Brasil tem-se transformado com as consequências desse fato. Ela teve como ponto de partida o Decreto 4.682, de 24 de janeiro de 1923, conhecido como Lei Eloy Chaves (autor do projeto), que determinou a criação de uma Caixa de Aposentadorias e Pensões para empregados de empresas ferroviárias. E contou com múltiplos institutos: cada categoria de trabalhadores com seu instituto próprio, como o IAPC – dos comerciários e Iapi – dos industriários, até a unificação de todos sob a sigla INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 
O Governo afirma que o rombo da Previdência em 2014 foi de cerca de cinquenta e seis bilhões e que medidas mais rigorosas devem ser adotadas para minimizar a diferença entre arrecadação e despesa do INSS. Aposentados e trabalhadores vão pagar essa conta. 
É fácil entender as razões do atual déficit, que tende a aumentar com o decorrer dos anos. No início da Previdência, havia só a arrecadação do Instituto, que recolhia contribuições de empregados e empregadores. Com o tempo, entretanto, foram surgindo aposentadorias, pensões e diversos outros itens, que passaram a ser maiores que os valores arrecadados. 
Esse déficit exigiu a tomada de medidas, dentre elas desvincular o aumento anual das aposentadorias do aumento concedido ao salário mínimo, o que redundou no achatamento geral das aposentadorias. 
Além disso, para que a Previdência não quebre, o governo vai criando meios de dificultar a concessão de aposentadorias e pensões e conta com a aprovação do Congresso. 
E pensar que a Previdência já financiou a aquisição da casa própria, já contou com consultórios médicos nas agências para os previdenciários e concedeu muitos outros benefícios... 
A julgar pela evolução do problema, poderá chegar o dia em que o Governo suspenderá o pagamento de pensões e aposentadorias. E nosso dinheiro servirá para outros propósitos governamentais. É até arriscado levantar essa possibilidade, pois, como o Governo muitas vezes nos surpreende, pode ser que, de fato, chegue a adotar uma medida tão injusta quanto essa. (Mário Salvador - JM Online)

FUNDOS DE PENSÃO: ANAPAR SOLICITOU FISCALIZAÇÃO NA SERPROS EM 2013...

SERPROS: ANAPAR solicitou fiscalização em 2013
No último dia 6 de maio, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) decretou intervenção no SERPROS, o fundo de pensão patrocinado pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), para os seus funcionários. Foi nomeado como interventor Walter de Carvalho Parente, pelo prazo inicial de 180 dias. A Diretoria Executiva foi afastada e o interventor assumiu a administração da entidade. A PREVIC não divulgou o motivo da intervenção.

No dia 10 de julho de 2013 a ANAPAR, em conjunto com a Associação dos Aposentados e Pensionistas do SERPROS (Aspas), apresentou denúncia formal contra o SERPROS à PREVIC. Solicitou da autarquia que determinasse fiscalização especial na entidade, para verificar aspectos técnicos e legais relativos a operações realizadas no Banco BVA no final de 2011 e início de 2012.

O SERPROS investiu 146 milhões de Reais no Banco BVA naquele período, distribuídos entre papéis de renda fixa, depósitos a prazo e participações em fundos de investimento. Deste total, 50 milhões de Reais foram aplicados em Letras Financeiras de emissão do banco, 22 milhões de Reais em depósitos a prazo (DPGE) com garantia do Fundo Garantidor de Crédito, 23 milhões de Reais em um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FDIC) e 50 milhões de Reais em cotas do Fundo de Investimentos em Participações (FIP) Patriarca, lastreadas em ações do próprio Banco BVA.

O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial no Banco BVA em junho de 2013. Após a liquidação, o SERPROS recuperou somente os 22 milhões de Reais  investidos em DPGE e garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito. Na época da denúncia feita pela ANAPAR e Aspas, em 2013, o fundo de pensão já havia provisionado para perdas metade do valor aplicado em Letras Financeiras e a quase totalidade do montante aplicado no FIP Patriarca.

A ANAPAR não foi informada se há alguma relação entre as denúncias feitas em 2013, a fiscalização ocorrida e a intervenção decretada há poucos dias. Na época a Associação cumpriu seu papel de levar à PREVIC as denúncias e fatos que chegaram a seu conhecimento e solicitar a interferência do órgão fiscalizador para proteger os interesses e direitos dos participantes.

A ANAPAR espera que os problemas existentes no SERPROS sejam esclarecidos e, se houver operações irregulares, que os responsáveis sejam penalizados, nos termos da legislação.
ANAPAR - Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão 
SCS Qd. 06 Bl. A Ed. Carioca sala 709, Brasília-DF | Fones: (61) 3326-3086 / 3326-3087 | anapar@anapar.com.br
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link

sábado, 16 de maio de 2015

AUMENTO ABUSIVO DO PAMA/PCE É SUSPENSO NA JUSTIÇA. RN

AUMENTO ABUSIVO DO PAMA/PCE É SUSPENSO NA JUSTIÇA.
15 de maio de 2015 Postado em Notícias
No início de 2015 a Fundação Sistel de Seguridade Social reajustou o valor das contribuições do PAMA/PCE em 61,01%. O SINTTEL considerou o aumento abusivo, ainda mais se lembrarmos que em 2014 o reajuste já havia sido de 32,6%.
Conforme discutido com a AATERN, o SINTTEL patrocinou ação coletiva contra a Fundação Sistel com o objetivo de suspender a aplicação desse famigerado reajuste.
Em caráter liminar, na data de ontem (14/05) o juiz da causa declarou nulo o reajuste de 61,01% ocorrido em dezembro de 2014, devendo serem desconstituídos todos os efeitos advindos do referido reajuste desde 1º de janeiro de 2015 até a presente data. Além disso, determinou ainda que o seguro de saúde deverá ser mantido nas condições anteriores até decisão posterior.
Agora a Fundação Sistel será notificada da decisão, a qual deverá cumprir sob pena de multa. Devemos esclarecer, contudo, que o processo ainda não terminou! A Justiça continuará avaliando os fatos até que seja proferida uma sentença definitiva.
Entretanto, esta decisão liminar é uma grande vitória para assistidos e beneficiários que simplesmente não tem como suportarem um reajuste estratosférico e absurdo como o imposto pela Fundação. O SINTTEL, com o apoio da AATERN, continuará vigilante e envidará todos os esforços para que essa vitória seja confirmada ao longo do processo.
Tags: AATERN, PAMA/PCe, Plano de Saúde, Sistel
FONTE : SITE DO SINTTEL/RN.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

EMPREGADO DOMÉSTICO PASSA A TER DIREITO AO FGTS...E OUTROS DIREITOS...

Empregado doméstico passa a ter direito ao FGTS

por GABRIELA GUERREIRO e FLÁVIA FOREQUE

Regulamentação da lei foi aprovada nesta quarta (7) no Senado e vai à sanção de Dilma; contribuição previdenciária que cabe ao empregador cai de 12% para 8% do salário

O Senado reduziu de 12% para 8% a contribuição previdenciária feita pelo empregador doméstico e estabeleceu o recolhimento mensal de 3,2% para uma espécie de "poupança", com os recursos mantidos em um fundo, para serem utilizados pelo patrão no momento da demissão sem justa causa.

Após dois anos de discussões no Congresso, foi aprovado nesta quarta-feira (6) o projeto que regulamenta direitos de trabalhadores domésticos do país. O texto segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff. As regras passam a valer 120 dias após a sanção.

O projeto aprovado determina o recolhimento de 8% de FGTS aos empregadores sobre a remuneração do empregado e unifica a cobrança do INSS, do IR e do fundo de garantia em um boleto único a ser pago pelos empregadores. Também prevê o percentual de 0,8% de seguro por acidente de trabalho.

O texto cria um banco de horas extras a ser compensado com folga num prazo de até um ano.

 Editoria de arte/Folhapress 
 
O pagamento das primeiras 40 horas extras do mês, no entanto, deverá ser feito obrigatoriamente em dinheiro. As demais podem ser compensadas por folga, a partir de negociação entre patrões e empregados.

Os empregados passam a ter direito a adicional noturno de 20% nas jornadas entre 22h e 5h.

Apesar de muitos benefícios estarem em vigor desde 2013, quando os congressistas aprovaram a chamada PEC das Domésticas, alguns direitos ainda precisavam de aprovação do Legislativo para valerem em definitivo, como a regulamentação do FGTS.

DERROTA DO GOVERNO

O governo trabalhou contra a mudança da alíquota previdenciária para não reduzir sua arrecadação, mas acabou derrotado. Senadores aliados da presidente Dilma Rousseff estimam perdas de R$ 700 milhões anuais com a mudança na alíquota.

Tentou ainda manter o modelo clássico de 40% de multa do FGTS nas demissões sem justa causa, mas também saiu derrotado.

"Se a demissão for sem justa causa, esse dinheiro vai para o trabalhador. Se for por justa causa, o dinheiro vai para o empregador. Estamos incentivando demissão por justa causa", criticou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

Autor do projeto, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que as mudanças vão "fazer valer a igualdade nos lares brasileiros". "O Congresso se preocupou no equilíbrio entre o empregador e o trabalhador para que essa relação seja fortalecida", afirmou o senador.

Após intensa polêmica na Câmara, os senadores estipularam o pagamento de contribuição sindical apenas para os empregados, no valor de um dia de trabalho por ano. Também incluíram a permissão para os patrões deduzirem a contribuição previdenciária dos empregados no Imposto de Renda.

O projeto ainda abre caminho para ampliar a formalização dos empregados domésticos ao criar o Redom, um programa de refinanciamento de dívidas de empregadores com o INSS.

O texto anistia integralmente as multas para quem formalizar empregados que atualmente não têm carteira assinada, além de parcelamento para o pagamento das parcelas em atraso.
Fonte: Folha Online - 06/05/2015

MUI BEVENIDO AO BLOG DA AATERN -

BRINDES SORTEADOS NA CONFRATERNIZAÇÃO

BRINDES SORTEADOS NA CONFRATERNIZAÇÃO
PARTE CENTRAL DA ORNAMENTAÇÃO

PALCO II DA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO

PALCO II DA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO
JOAO PEREIRA- MOURA E AGUINALDO PTE SINTTEL RN

ANIVERSÁRIO DO JESSÉ NOBRE BARRETO

ANIVERSÁRIO DO JESSÉ NOBRE BARRETO
COM A PRESENÇA DOS AMIGOS E AMIGAS TELERNIANOS (veja esta foto ampliada mais abaixo)

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL
ANA MARIA BARROS

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL
MARIA DAGUIA AMARAL

APOSENTADORIA DO PESSOAL DO TRÁFEGO - FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE DEZEMBRO 1997.

APOSENTADORIA DO PESSOAL DO TRÁFEGO - FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE DEZEMBRO 1997.
ROSINETE, NORA, CONCEIÇÃO RÉGIS E SOCORRO PEREIRA.

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN EM DEZEMBRO DE 1997

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN  EM DEZEMBRO DE 1997
A ASSISTENTE SOCIAL - IRENE FILGUEIRAS - HOMENAGEADA NO DIA DA SUA APOSENTADORIA.

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE MAIO 1998

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE MAIO 1998
ANA BARROS E RITA DE CÁSSIA.

AATERN ESTÁ ANTENADA : PRIMEIRA TURMA SE ATUALIZANDO NA INFORMÁTICA.

AATERN ESTÁ ANTENADA : PRIMEIRA TURMA SE ATUALIZANDO NA INFORMÁTICA.

ASSOCIADOS DA AATERN ATUALIZANDO-SE NA INFORMÁTICA.

ASSOCIADOS DA AATERN ATUALIZANDO-SE NA INFORMÁTICA.

ESTE É O CANTINHO DA SUPER SAUDADE ==>>VEJA NATAL DOS VELHOS E BONS TEMPOS

ESTE É O CANTINHO DA SUPER SAUDADE ==>>VEJA NATAL DOS VELHOS E BONS TEMPOS
AVENIDA CIRCULAR - PRAIA DOS ARTISTAS,PRAIA DO MEIO EM 1950

BELOS E BONS TEMPOS DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE

BELOS E BONS TEMPOS DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE
ENTRADA DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE EM 1945

ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS...

ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS...
PRAIA DE AREIA PRETA EM 1950

O PRESIDENTE DA TELERN LUCIANO B DE MELLO ENTREGANDO O TROFÉU DE CAMPEÃO DAS INDÚSTRIAS EM 1974

O PRESIDENTE DA TELERN LUCIANO B DE MELLO ENTREGANDO O TROFÉU DE CAMPEÃO DAS INDÚSTRIAS  EM 1974
JOSE SIQUEIRA E DR. LUCIANO B MELO

CONFRATERNIZAÇÃO DO DEPTO DE CONTABILIDADE

CONFRATERNIZAÇÃO DO DEPTO DE CONTABILIDADE
FOTO DO ANO DE 1986

O "AMIGO VELHO" LUIZ G.M.BEZERRA

O "AMIGO VELHO" LUIZ G.M.BEZERRA
GRANDE PERSONAGEM E BALUARTE DA NOSSA TELERN

CONFRATERNIZAÇÃO NO NATAL DA CONTABILIDADE

CONFRATERNIZAÇÃO NO NATAL DA CONTABILIDADE
"VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS"

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS.

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS.
SALÃO DE EVENTOS DO SINTTEL/RN - AGOSTO 2009

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS
JOSIAS SALES - AGOSTO 09 - NA SALA DE EVENTOS DO SINTTEL/RN

ESSA É A PRIMEIRA TURMA DA PESADA

ESSA É A PRIMEIRA TURMA DA PESADA
PRIMEIRA TURMA DA INFORMÁTICA DA TERCEIRA IDADE - TÊM AMIGOS(AS) QUE DISCORDAM

REUNIÃO MENSAL DA AATERN

REUNIÃO MENSAL DA AATERN
PRIMEIRA REUNIÃO NA SALA DE EVENTOS DO SINTTEL/RN - AGOSTO 2009

FOTO DE OUTUBRO 2007

FOTO DE OUTUBRO 2007
LUIZ SÉRGIO FILGUEIRAS....

FOTO DE SETEMBRO DE 2007

FOTO DE SETEMBRO DE 2007
PEDRO GONÇALVES-GERALDO BARROS - AUDINETE......

FOTO PUBLICADA NO JORNAL DO GRET EM 07 DE 1980

FOTO PUBLICADA NO JORNAL DO GRET EM 07 DE 1980
"VELHOS TEMPOS BELOS DIAS"

FOTOS ATUAL DO CLUBE TELERN

FOTOS ATUAL DO CLUBE TELERN
"VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS"

NOSSOS AMIGOS DAS ASSOCIAÇÕES - DE FLORIANÓPOLIS - RECIFE E FORTALEZA

NOSSOS AMIGOS DAS ASSOCIAÇÕES - DE FLORIANÓPOLIS - RECIFE E FORTALEZA
DA ESQUERDA PARA DIREITA - EGÍDIO - JEAN E LANDIN

M E I N A R D O - EX-TELERNIANO

M E I N A R D O  - EX-TELERNIANO
VELHOS TEMPOS , BELOS DIAS...

AMIGOS EX-TELERNIANOS

AMIGOS EX-TELERNIANOS
DAMIÃO - ZÉ SENA - DOS ANJOS - MESTRE CHICO - JUSTINA - AMARO - JOÃO MOURA

NOSSOS AMIGOS EX-TELERNIANOS

NOSSOS AMIGOS EX-TELERNIANOS
GERALDO DINIZ(CARNEIRINHO) E ANA ELEIDA.

VOCÊ LEMBRA DO PAULO AURELIANO?? "MESTRE CHICO"?? E JOÃO PEREIRA??

VOCÊ LEMBRA DO PAULO AURELIANO?? "MESTRE CHICO"??  E JOÃO PEREIRA??
"Foto obtida em uma de nossas Reuniões Mensais" ( No SEGUNDO Sábado de cada mês ). A partir do mes de Agosto 2009 será na Sala de Eventos do SINTTEL/RN- às 10 horas da Manhã -Vizinho ao I.P.E.- Venha você também, participe e reveja os antigos Companheiros de velhas e Memoráveis lembranças na EX-TELERN.

VEJAM BEM ABAIXO DESTE BLOG FOTOS ANTIGAS E ATUAIS DOS EX-TELERNIANOS

NO FINAL DA PÁGINA DESTE BLOG VEJA AS FOTOS DE EX-TELERNIANOS.

PRESIDENTE E DIRETORA FINANCEIRA DO SINTTEL RN - QUEREMOS QUE ESTA DUPLA CONTINUE EM 2010

PRESIDENTE E DIRETORA FINANCEIRA DO SINTTEL RN - QUEREMOS QUE ESTA DUPLA CONTINUE  EM 2010
AGUINALDO E IARA

DIRETORA FINANCEIRA DA FENAPAS

DIRETORA FINANCEIRA DA FENAPAS
FLORDELIZ MARIA DE MOURA RIOS - ASTAPTEL MG

VOCÊ CONHECE NOSSAS ADVOGADAS?

VOCÊ CONHECE NOSSAS ADVOGADAS?
(DA ESQUERDA PARA DIREITA) DRAS. VIVIANA E ANDRÉIA - TELEFONES DO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA - MENNA MUNEMASSA ADVOGADAS ASSOCIADAS - 3234.7365 - 9953.9802 E 9406.9802 - NATAL RN

Pesquisar este blog

REPRESENTANTES DE MINAS GERAIS E BRASÍLIA NA A.G.O DA FENAPAS EM CURITIBA/PR

REPRESENTANTES DE MINAS GERAIS E BRASÍLIA NA  A.G.O  DA FENAPAS EM CURITIBA/PR
DA ESQUERDA PARA DIREITA : FLORDELIZ -EZEQUIAS E ALDENÔRA

ÀO CENTRO- VICE PRESIDENTE DA FENAPAS - NORTE

ÀO CENTRO-  VICE PRESIDENTE DA FENAPAS - NORTE
JANDIRA SIQUEIRA - ASTELPE - PE

À ESQUERDA- VICE PRESIDENTE FENAPAS - SUL

À ESQUERDA-  VICE PRESIDENTE FENAPAS - SUL
ENRIQUE FERNANDEZ DE ARAMBURO PARDO - ASTELPAR
Powered By Blogger

NOSSA PARTICIPAÇÃO NA AGO DA FENAPAS EM CURITIBA/PR - 2009

NOSSA PARTICIPAÇÃO NA AGO DA FENAPAS EM CURITIBA/PR - 2009
GILDO/AL - MOURA/RN - DANILO/BA

DIRETOR ADMINISTRATIVO DA FENAPAS

DIRETOR ADMINISTRATIVO DA FENAPAS
JOÃO PEREIRA DA SILVA FILHO - AATERN NATAL

NOSSA PRESENÇA NA A.G.O. DA FENAPAS EM FORTALEZA/CE -MARÇO 2008

NOSSA PRESENÇA NA A.G.O. DA FENAPAS EM FORTALEZA/CE -MARÇO 2008
GETÚLIO ASSUNÇÃO(PB) MOISÉS (RN) E MARINALDO LEITE (PB)

BEM-VINDOS AO BLOGGER DA AATERN NATAL RN

ESTAMOS EM FASE DE CONSTRUÇÃO DO NOSSO BLOG. DESCULPEM QUAISQUER FALHAS, POIS ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHOR LHE INFORMAR.
ENVIE CRÍTICAS E SUGESTÕES PARA NOSSO ENDERÊÇO ELETRÔNICO : aatern.natal@supercabo.com.br
TELEFONES PARA CONTATO; 84.3206.0118 E 84.9121.4020 - NATAL RN.
ABRAÇO A TODOS
JOÃO MOURA = PRESIDENTE

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO
JOÃO PEREIRA ( a direita)

DIRETOR ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO

DIRETOR ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO
JOÃO MOURA

DIRETORA SOCIAL

DIRETORA SOCIAL
JUSTINA FERREIRA

Seguidores

Arquivo do blog

ANIVERSÁRIO DE JESSÉ NOBRE BARRETO

ANIVERSÁRIO DE JESSÉ NOBRE BARRETO
VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS

EQUIPE DO IMPEACHIMENT EM 1991

EQUIPE DO IMPEACHIMENT EM 1991

CONFRATERNIZAÇÃO DO PESSOAL DA CONTABILIDADE - NA ASFARN EM MACAÍBA - EM 1982

CONFRATERNIZAÇÃO DO PESSOAL DA CONTABILIDADE - NA ASFARN EM MACAÍBA - EM 1982

EQUIPE ASES DO VOLANTE EM 1985

EQUIPE ASES DO VOLANTE EM 1985

A EQUIPE DO COSMOS

A EQUIPE DO COSMOS

DIRETORA DA FITTEL A NÍVEL NACIONAL

DIRETORA DA FITTEL A NÍVEL NACIONAL
RAIMUNDA AUDINETE - SINTTEL RN

VOCÊ CONHECE TODOS OS COMPONENTES DESTA EQUIPE DO COMERCIAL? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN -

VOCÊ CONHECE TODOS OS COMPONENTES DESTA EQUIPE DO COMERCIAL? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN -
aatern.natal@supercabo.com.br

VOCÊ AINDA LEMBRA DA EQUIPE DO CBTA? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN - aatern.natal@supercabo.com.br

VOCÊ AINDA LEMBRA DA EQUIPE DO CBTA? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN - aatern.natal@supercabo.com.br

VOCÊ FUGIRIA DESTE LUGAR???

VOCÊ FUGIRIA DESTE LUGAR???
QUE BELA PAISAGEM........

CONFRATERNIZAÇÃO DO NATAL EM 2008

CONFRATERNIZAÇÃO DO NATAL EM 2008
O CASAL 20 DA FESTA - GORETE E CANINDÉ

PRESENÇA DOS APOSENTADOS NO NATAL DE 2008

PRESENÇA DOS APOSENTADOS NO NATAL DE 2008
NOSSOS AMIGOS BORBA E DILMA

CONFRATERNIZAÇÃO MOSSORÓ - 2008

CONFRATERNIZAÇÃO MOSSORÓ - 2008

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - 2008 - JUNHO

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - 2008 - JUNHO

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - JUNHO 2008

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - JUNHO 2008

CONFRATERNIZAÇÃ EM MOSSORÓ - 2008

CONFRATERNIZAÇÃ EM MOSSORÓ  - 2008

FESTA CONFRATERNIZAÇÃO ATIVOS E APOSENTADOS EM MOSSORÓ

FESTA CONFRATERNIZAÇÃO ATIVOS E APOSENTADOS EM MOSSORÓ
ALEGRIA....ALEGRIA...ALEGRIA