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sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ATENÇÃO - MUDANÇA DE ENDEREÇO DA AATERN PARA O GRET -

Caros amigos e amigas Aposentados e Pensionistas da Ex-Telern



A partir do dia 29 de Outubro 2010 , estaremos procedendo a mudança da nossa AATERN ( do atual endereço - Rua José de Alencar - 724 Sala 6 - Cidade Alta )para a Sala da Secretaria do nosso GRET - Grêmio Recreativo dos Empregados em Telecomunicações do RN, na Av. Amintas Barros - entre as Avenidas 6 e 7, no bairro de Dix-sept Rosado.

Comunicamos também que voltaremos a funcionar normalmente no GRET, a partir do dia 04 de Novembro de 2010, no mesmo horário, ou seja, das 08 as 12 horas - da Terça a Sexta-Feira.

Tomamos esta decisão com a finalidade de agregar ainda mais os amigos e amigas ao nosso convívio dentro do GRET.

Lembro que esta decisão foi fundamentada com o sentido de nos unirmos e lutarmos pelo Patrimônio do nosso GRET.

Por oportuno, a Diretoria da AATERN conclama/convida/convoca a todos os amigos e amigas para comparecerem a nossa reunião que acontece todo SEGUNDO sábado de cada mês, que em Novembro será no dia 13 (treze), a partir das 10 horas da manhã.

Naquela oportunidade queremos discutir, dentre outros assuntos, a forma de pagamento de nossas contribuições mensais, bem como, a nossa CONTINUIDADE como SÓCIO do GRET, pois nunca deixamos de sê-lo.

O que falta agora é somarmos esforços para levantar/salvar o Patrimônio que , acredito, ainda é nosso.

Caro amigos e amigas, vamos a luta, compareça a nossa Reunião e vamos acreditar que ainda podemos e queremos fazer.

Grato pela atenção que dispensarem ao assunto e a sua presença.

SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE PARA TODOS NÓS.

Atenciosamente.

A DIRETORIA da AATERN.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PREVIC - PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR....

Iniciativa visa manter transparência e diálogo com participantes dos fundos de pensão.

Da Redação (Brasília) -
 Com o objetivo de garantir transparência em suas ações, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) iniciou a realização de audiências públicas, para permitir à sociedade o direito de se manifestar em relação à minuta de Instrução que aprova o Regulamento de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Previc.
“Essa iniciativa é uma experiência nova para a Previc. Porém, a partir de agora se tornará uma prática constante, reforçando os princípios constitucionais que regem a Administração Pública”, avaliou Ricardo Pena, diretor-superintendente da autarquia. Ainda segundo Pena, “todos os atos normativos da superintendência serão submetidos à consulta e audiência pública, buscando manter a transparência e o diálogo com os interessados, assistidos, participantes, patrocinadores e instituidores dos fundos de pensão”.
Inovação - - Na primeira parte da audiência, o procurador federal Adalberto do Rêgo Maciel Neto expôs os principais pontos do Regulamento de Mediação, Conciliação e Arbitragem, e explicou como funcionará esse instrumento. “A Lei 12.154, de 2009, que cria a Previc, trouxe uma inovação legislativa dando competência à Previc para promover a mediação e conciliação entre as EFPC, seus participantes, patrocinadores e assistidos”, explicou o procurador. “Essa é a primeira norma que traz para uma autarquia a competência de um árbitro, fazendo uso da Lei 9.307/1996, a Lei de Arbitragem”, acrescentou.
O especialista em processo civil, Luis Ricardo Trindade Bacellar, detalhou a norma e destacou a importância desse instrumento para o sistema de previdência complementar fechado. “Com esse instrumento o sistema terá maior agilidade e competência técnica para decidir os processos”, analisou.
Consulta pública – O texto do Regulamento de Mediação, Conciliação e Arbitragem está disponível no sítio eletrônico da Previc e aberto à consulta pública até o dia 29 de outubro de 2010. O texto final da minuta, com as sugestões, será deliberado pela Diretoria Colegiada da Previc. Caberá à Procuradoria Federal, junto à Previc coordenar e promover as atividades de mediação, conciliação e arbitragem no âmbito da autarquia.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ATENÇÃO :ATRASADOS DO INSS À VISTA PELA JUSTIÇA OU EM PARCELAS.


por MAX LEONE
Aposentados terão que avaliar se esperam julgamento de ações ou aceitam acordo Rio - O acordo do governo para pagar atrasados e rever benefícios concedidos pelo teto de aposentados e pensionistas do INSS prejudicados por reformas previdenciárias seguirá padrão de acertos anteriores como o da URV, em 2004. Advogados especialistas ouvidos pelo O DIA estimam que o pagamento será em parcelas, que podem chegar a 60 meses, e com desconto de até 30% sobre o total (deságio). Por isso, o segurado precisa avaliar se vale à pena aceitar os termos para assinar ou, caso tenha, desistir de ações na Justiça.
O presidente da Associação Nacional de Assistência ao Consumidor e ao Trabalhador (Anacont), José Roberto de Oliveira, diz que o ideal é o aposentado saber quanto ele tem direito a receber na íntegra, antes de o governo apresentar o acordo. “Até para desistir, caso tenha ação, seria bom saber qual é o valor exato da revisão. Há casos em que é preferível aceitar o acordo e receber”, explica.
O custo total da dívida reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), segundo o Ministério da Previdência, é de R$ 1,5 bilhão. O montante é devido a 150 mil segurados em todo o País. Cada um teria direito a um atrasado médio de R$ 10 mil. A correção das perdas chega a 39,35%.
A diferença resulta das reformas implementadas pelas Emendas 20 (1998) e 41 (2003), que modificaram o teto do INSS prejudicando esse grupo de aposentados. “Se levarmos em consideração o que já ocorreu em anos anteriores, tudo indica que o governo apresentará proposta para pagar em parcelas e com deságio. Foi assim que fizeram com as perdas da URV”, lembra o advogado Eurivaldo Bezerra.
A proposta de acordo será definida pela equipe econômica e apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após as eleições. O governo pretende pagar a dívida este ano.
Como em ocasiões anteriores, o aposentado deverá receber termo de adesão para assinar e aceitar os termos. Também terão que abrir mão de ações na Justiça para ganhar os atrasados parcelados. Os documentos devem ser devolvidos nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica.
Medida Provisória implementou pagamento das perdas com a URV

Em 2004, por meio da Medida Provisória 201, o governo propôs pagar uma dívida a 2,6 milhões de aposentados e pensionistas do INSS com benefícios concedidos entre março de 1994 e fevereiro de 1997. A revisão relativa ao Índice de Reajuste do Salário Mínimo (IRSM), também conhecido como Unidade Real de Valor (URV), chegava a 39,67% sobre os benefícios.
A MP estabeleceu as regras do acordo que revisou aposentadorias e pensões e fixou o pagamento dos atrasados em parcelas ,em oito anos. À época, a Justiça acumulava 740 mil ações sobre o tema. Os benefícios foram atualizados 60 dias a partir da assinatura do termo de adesão. Os pagamentos começaram em janeiro de 2005.
Para quem não tinha processo no Judiciário e optou pelo parcelamento, o dinheiro seria pago em até oito anos. Já o segurado que desistiu da ação e assinou o termo receberia em até seis anos. Nos dois casos a correção foi feita pelo INPC.

 
Fonte: O Dia Online - 23/10/2010

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A VERDADE SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DO SEPERÁVIT - FENAPAS INFORMA.

Caros Companheiros,

Apoiado pela mensagem do Presidente da APAS-RJ "AGIR COM GRANDEZA É RESPEITAR A OPINIÃO ALHEIA, É SABER CONVIVER COM AS DIVERSAS OPINIÕES, PRINCIPALMENTE AS CONTRÁRIAS", me animo a fazer alguns comentários sobre o tema, com o principal objetivo de debater mais o assunto, e quem sabe, encontrar um caminho que permita o nosso fortalecimento, respeitando e convivendo com os pensamentos diferentes.

Não é demais lembrar, que a nossa responsabilidade maior é com a defesa dos direitos e com a melhoria da qualidade de vida dos nossos associados. Neste sentido, é preciso um esforço sincero de cada dirigente, envidando esforços para superar as dificuldades que estamos atravessando. A nossa divisão nos torna mais fracos e mais vulneráveis. Todos nós reconhecemos que a nossa divisão fortalece o outro lado. Reconhecemos também que, com a nossa divisão, os mais prejudicados somos nós mesmos e os nossos associados. Para tanto, conclamo a todos, que de forma adulta, civilizada e desarmados de mágoas do passado, encontremos uma solução para iniciarmos o caminho da reconciliação e da unidade. E, podemos começar isto, debatendo o Superávit do PBS-A. Para tanto, inicio os meus comentários sobre o assunto.
1- Os especialistas e juristas que atuaram como palestrantes e debatedores do I Fórum de Participantes dos Fundos de Pensão - RIO 2010, realizado em 25/08/2010, não deixaram dúvidas quanto à ilegalidade da resolução CGPC 26, por entenderem que ela contraria os objetivos da LC 109 e toda legislação anterior a LC 109, que trata as questões previdenciárias. A resolução que deveria se limitar a estabelecer critérios do que está na LEI, muda o objetivo da LC 109 ao permitir a distribuição do Superávit ás Patrocinadoras. Desta forma, avoca para si atividade legislativa, privativa do Congresso Nacional. Entre várias afirmações deste Fórum, destaco a seguinte:- O Patrocinador é provedor e não usufruidor. E a entidade (Fundação) que abrir mão do Superávit dos participantes em beneficio da Patrocinadora, está cometendo uma inconstitucionalidade. Além disto, esta possibilidade que se abre (Patrocinadora receber o Superávit) transforma o fundo de pensão num fundo de investimento e foge da sua finalidade constitucional de Seguridade Social.
2- Várias entidades de defesa dos participantes de Fundo de Pensão entendendo a ilegalidade da CGPC 26 entraram na justiça pedindo a nulidade desta resolução.
3- A consulta que fizemos a especialistas sobre a nossa situação são categóricos, ao afirmar que não cabe as Patrocinadoras nenhuma participação no Superávit. Por questões estratégicas não vou entrar nos detalhes. Mas, posso garantir que os argumentos de que o Superávit não cabe as Patrocinadoras são muitos fortes.
4- As projeções sinalizam que passaremos a ter Superávit´s de 1 bilhão a cada ano e, é nos 500 milhões por ano, que as Patrocinadoras estão de olho.
5- A distribuição com base na reserva matemática é injusta para diversas classes de assistidos, mas, para os mais idosos ela é mortal. Será extremamente frustrante para estes assistidos o valor que receberão do Superávit.
6- A orientação da Fenapas aos conselheiros eleitos foi no sentido de ampliar a discussão e negociar outros pontos, tais como: - governança, paridade nos conselhos, etc.
7- Ao aprovar a proposta das patrocinadoras estaremos perdendo a oportunidade para negociar e avançar em diversos pontos de nosso interesse (item 6) e, ao autorizar as alterações no regulamento, estaremos formalizando e concordando que daqui pra frente, serão estas as regras que prevalecerão para a distribuição dos Superávit´s futuros.
8- São estas as convicções e motivações que levaram a Fenapas a orientar o voto dos Conselheiros para que mesmo sendo aprovado pelo CONDEL, não tivesse a UNANIMIDADE, que pela primeira vez foi exigida nas votações.

Pela Diretoria da FENAPAS

Augusto Feltmann, Diretor de Seguridade

terça-feira, 19 de outubro de 2010

JURÍDICO DA COBAP COMENTA 7 ANOS DO ESTATUTO DO IDOSO.

Dra. Sueli Mendes escreve artigo sobre o principal instrumento de defesa da terceira idade no Brasil

Aposentados 16/10/2010
Por Richard Casal

O Estatuto do Idoso, idealizado por Paulo Paim quando deputado, completou sete anos de existência no dia 3 de outubro. Entrou em vigor em janeiro de 2004. É considerado pela COBAP como resultado de uma luta que se arrastou durante mais de seis anos, desde os tempos que o atual senador era deputado federal pelo Rio Grande do Sul. Este político de mais de 60 anos de idade, de Caxias do Sul, na serra gaúcha, filho de um metalúrgico e de uma descendente de italianos garante que a missão está quase cumprida e que pretende num futuro próximo iniciar um trabalho de formação lideranças para representação direta das necessidades de cada localidade.

O Estatuto do Idoso, composto por 118 artigos, é dividido em capítulos específicos dedicados aos chamados pelo Presidente Warley de “Caras Enrugadas” pessoas que, conforme determina o artigo 1º são aquelas com idade igual ou superior a 60 anos de idade. A legislação sancionada pelo presidente Lula trata do direito à vida, ao alimento, à saúde, à educação, ao lazer ao trabalho, à previdência e assistência social, à habitação e ao transporte. Paim se preocupou em colocar no documento capítulos inteiros sobre o atendimento às pessoas da terceira idade dentro da família e nas entidades especializadas, além de garantir fiscalização pelo poder público e pela sociedade. Dedicando dois capítulos – 16 artigos - contra os crimes praticados contra os idosos. Preocupado com o tratamento até então dispensado aos idosos e prevendo o envelhecimento da população brasileira, com dados apontados pelo IBGE sentiu que o país não estava preparado para atender as necessidades básicas de um país envelhecido. Estes dados e o amadurecimento da população brasileira foram confirmados recentemente pela Fundação Seade, que prevê por exemplo, que na Capital de São Paulo terá mais idosos do que crianças de 0 a 12 anos de idade.

Com o prestígio de uma carreira pública, alicerçada desde quando exercia a função de metalúrgico, Paulo Paim convenceu as duas casas para aprovação do Estatuto, considerado como polêmico. O próprio senador reconhece a dificuldade que teve para conseguir levar adiante e ser aprovado. Luta para ver a sociedade respeitar e colocar em prática os chamados direitos fundamentais da pessoa idosa. Paim destaca que o Estatuto do Idoso é uma lei que veio para ficar, e seu cumprimento depende unicamente de cada um nós, que ao procurar conhecer a legislação e cobrar sua aplicação, estaremos cuidado do nosso próprio futuro.

Assim no intuito de levar informações a todos, o Departamento Jurídico da COBAP dividirá o Estatuto em partes e semanalmente comentará seus artigos para melhor compreensão dos nossos filiados bem como das pessoas diretamente ligadas às causas da pessoa idosa, para juntos não deixarmos que esses direitos sejam burlados ou esquecidos.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ATENÇÃO = COMO POUPAR DINHEIRO.

Primeiro passo: Decida-se, de verdade, a planejar sua vida financeira. Para tornar essa empreitada mais saborosa, defina objetivos para esse esforço: aposentadoria, educação dos filhos, uma viagem espetacular, a compra da casa própria ou de um carro. Estabeleça as prioridades e prazos realistas para alcançar cada meta.

Segundo passo: Nesse processo é fundamental conhecer as despesas e receitas de sua família. Durante um mês anote rigorosamente todos os gastos e compare com os ganhos. Você vai se surpreender ao perceber quanto dinheiro está sendo desperdiçado. Lembre-se que, a partir de agora, cada centavo poupado vai deixá-lo mais próximo de alcançar seu objetivo. Por isso, não hesite em cortar pequenas despesas, como o aluguel de DVDs que ninguém assiste ou - coragem! - a cervejinha do fim de tarde.

Terceiro passo: Faça (e agarre-se a ele) a um orçamento familiar. Chame sua família a participar. Peça que façam sugestões de corte de gastos. Explique a necessidade de diminuir as despesas para que vocês construam uma poupança. Seduza-os contando o objetivo da tal poupança. Depois disso vai ficar muito mais fácil convencê-los a pensar duas, três, mil vezes, antes de adquirir um bem de consumo. Afinal, será que vocês realmente vão precisar dele?

Quarto passo: Livre-se das dívidas. Os juros que você paga no cheque especial ou no crédito direto ao consumidor podem virar receita se, em vez de consumir, você aplicar o dinheiro para comprar à vista mais adiante.

Quinto passo: Todo mês reserve parte de sua renda para investimento. Antes de fazer qualquer despesa, aplique o dinheiro. Guarde parte do 13° salário, para iniciar ou reforçar a poupança. Sexto passo: Não seja ávido demais. Não tente compensar de um dia para o outro anos e anos de gastança. Use a cabeça. Nem sempre a aplicação que oferece maior rendimento é a melhor para você. Lembre-se que quanto maior a chance de lucro, maiores também são os riscos. Portanto, seja sensato e avalie, cuidadosamente, a liquidez, rentabilidade e segurança da aplicação.

Sétimo passo: Procure instituições financeiras de comprovada idoneidade. Fuja daquelas que prometem lucros extraordinários em curto espaço de tempo. Milagres financeiros simplesmente não existem.

Fonte:www.educacaofinanceira.com.br

domingo, 17 de outubro de 2010

PAPEL DOS IDOSOS NAS FAMÍLIAS...



Idosos ocupam mais o papel de chefes de família do que de dependentes, diz Ipea

A dependência dos idosos diante de seus familiares tem caído e, hoje, eles já apresentam posição importante como chefes de suas residências.

Em 2009, aproximadamente 13,8 milhões de idosos brasileiros chefiavam seus lares, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Por outro lado, 1,9 milhão de idosos moravam na casa de filhos, genros ou outros parentes, por não terem autonomia para lidar com atividades do cotidiano ou por falta de renda.

“Os idosos brasileiros de hoje estão invertendo a tradicional relação de dependência apontada pela literatura. A maioria tem assumido o papel de provedor, mesmo dependendo de cuidados”, diz o Ipea.

Rendimento dos idosos

Nas famílias em que os idosos eram chefes ou cônjuges com filhos adultos, eles contribuíam com mais da metade da renda familiar, ou 54,8%.

Já nas famílias com idosas morando na casa de filhos, genros ou outros parentes, elas contribuem com aproximadamente 23,1% da renda familiar.

As mulheres representam 76% dos idosos que moram com parentes, porque vivem mais e ficam, portanto, viúvas mais cedo.

Fonte de renda

A previdência social cobria aproximadamente 77% da população idosa em 2009, o que representa 16,6 milhões de pessoas. Embora a maior parte da renda dos idosos seja originária desta fonte, o trabalho representa uma parcela expressiva de 32,6% para os homens e de 11,9% para mulheres.

O trabalho para os idosos é bom como fonte de renda, mas também como indicador de autonomia e de integridade social. Para o Ipea, a participação deles no mercado de trabalho tende a crescer.

“Isso ocorrerá, em grande parte, devido ao ingresso maciço das mulheres no mercado de trabalho, ocorrido a partir dos anos 1970. Por outro lado, o envelhecimento da população em idade ativa aliado às pressões no sistema previdenciário levam à necessidade de se manter o trabalhador na ativa o maior número de anos possível”, diz o estudo.

Para isso, porém, o estudo aponta que serão necessárias políticas de saúde ocupacional para reduzir as saídas do mercado de trabalho via aposentadoria por invalidez, redução de preconceitos em relação ao trabalho de idosos e capacitação para que eles possam acompanhar as mudanças tecnológicas.
 (Flávia Furlan Nunes - InfoMoney)

domingo, 10 de outubro de 2010

CONSELHO DELIBERATIVO DA SISTEL APROVOU DISTRIBUIÇÃO DO SUPERÁVIT DE 2009 - COM "GARFADA " DE R$ 450 MILHÕES ???......

PBS-A: Patrocinadoras Irredutíveis estão apropriando-se do SUPERÁVIT.

Na Reunião do Conselho Deliberativo da Sistel de 08/10/2010 As patrocinadoras, fazendo uma interpretação particular da Resolução 26, querem apropriar-se indevidamente de 50% do Superávit do PBS-A. A fatia pretendida pela patrocinadoras é de aproximadamente Quinhentos Milhões de Reais anuais.
A matéria foi aprovada pela maioria dos Conselheiros, com o voto contrário dos Conselheiros Eleitos Ezequias Ferreira (APAS-DF) e Almir Dantas Alcantâra (ASTELBA), com o seguinte teor:
“Manifestamos o nosso voto como segue a) Propomos a reabertura da discussão da matéria em questão, para uma data posterior à do fechamento das contas da Sistel do Exercício de 2010, com a maior participação dos Conselheiros Representantes de Participantes e Assistidos.
b) Não havendo deliberação favorável ao item anterior, ratificamos o voto contrário à distribuição do Superavit do PBS-A às patrocinadoras, proferido na reunião do dia 27/08/2010.”

A Manifestação dos dois Conselheiros seguiu a orientação da FENAPAS com base no documento em anexo.

Os Conselheiros Eleitos, Sebastião Tavares (APAS-RJ) e Mauro Capela (APTELESC), contrariamente à orientação da FENAPAS, aprovaram incondicionalmente, a entrega de parte significativa (50%) do Superávit às patrocinadoras!


Diretoria da FENAPAS

OBS: LEIA ABAIXO a Recomendação de Voto da Fenapas!

FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE APOSENTADOS E PARTICIPANTES EM FUNDO DE PENSÃO DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES.

REC FENAPAS 001/2010.

RECOMENDAÇÃO DA FENAPAS FACE À PROPOSTA DE DISTRIBUIÇÃO DO SUPERAVIT DO PBS-A

Senhores Conselheiros Eleitos:

Almir Dantas Alcântara

Ezequias Ferreira

Sebastião Tavares

Mauro Roberto Capela

“É preciso lembrar que os recursos aplicados pelo fundo de pensão pertencem aos participantes e assistidos do plano de previdência. Esses devem exigir elevado nível técnico e padrão ético dos dirigentes do seu plano de previdência.” (Do Regulamento do plano PBS-A / Sistel – Guia do Participante)

Em 07 de outubro de 2010 a Diretoria Executiva da FENAPAS e o Presidente do Conselho de Representantes da FENAPAS em reunião extraordinária discutiu e deliberou, com base nos subsídios recebidos das Associações e Aposentados vinculados ao PBS-A, as seguintes recomendações aos Conselheiros Eleitos, com vistas ao voto na reunião do Conselho Deliberativo da Sistel, a ser realizada no dia 08 de outubro de 2010:

Considerando que:

O artigo primeiro do estatuto da Fundação dispõe que a SISTEL é uma entidade fechada de previdência complementar, pessoa jurídica de direito privado com fins “previdenciais e não lucrativos”, que tem por objeto, dentre outros, a concessão de benefícios complementares, mediante regras e processos contributivos predefinidos.
O artigo segundo do citado estatuto estabelece que “A FUNDAÇÃO não distribuirá lucros de qualquer espécie..”.
O artigo sétimo determina que ‘a natureza da FUNDAÇÃO não poderá ser alterada nem suprimido o seu objetivo.”

E que :

1 – O plano PBS–A é resultado de uma segregação de planos efetuada pela SISTEL, sendo criado em 31 de janeiro de 2000, data a partir da qual não recebeu nenhum aporte contributivo, seja das empresas, ou de participantes, até porque foi e é constituído exclusivamente por aposentados e pensionistas. Trata-se, portanto, de um plano em extinção;

2 – Em setembro de 2008, visando regulamentar os artigos da LC 109/2001 que dizem respeito à distribuição de superávit, a SPC (atual PREVIC) editou a Resolução CGPC 26/08 a qual abre a possibilidade de, no caso de planos ativos – portanto, onde coexistam contribuições -ocorrerem a distribuição de superávits, podendo haver regressões para as patrocinadoras, participantes e assistidos, de forma proporcional às contribuições havidas. Registre-se ainda, que tal Resolução vem sendo contestada judicialmente por diversas entidades, as quais entendem que esta Resolução inova e contraria a LC 109/01, lei esta que, em nenhum momento, segundo tais contestações, abre tal possibilidade;

3 – Ainda que fossem considerados legais os termos da citada Resolução, não tendo havido contribuições neste período – como de fato não houve – ela estabelece a necessidade de se retroagir, para efeito de calculo de proporcionalidade, até o limite das contribuições vertidas, no máximo até a data de 29/05/01, que é a data da promulgação da LC 109/01. Ora, ainda que se retroaja até 29/05/01, mais uma vez, não são encontradas quaisquer contribuições no plano PBS-A. É evidente que não há que se falar em regressão de algo que não ingressou, muito menos o estabelecimento de percentual de participação.

4 –Desta forma, a LC 109/2001, art.20, § 1º estabelece que “...com os valores excedentes será constituída reserva especial para revisão do plano de benefícios”.

Além disso, a lei não aponta nenhum outro beneficiário da revisão de plano de benefício a não ser os assistidos e seus dependentes. Qualquer outra destinação destes valores é irregular.

5 - A Comissão de Valores Mobiliários, com fundamento nas Leis 6.385/76, e 5.404/76 editou a Deliberação CVM 371, de 13.12.2000, para vedar, expressamente, no item 16-b, a devolução de ativos do fundo à patrocinadora, verbis:

“16. (...)”

“b – Os ativos do fundo devem ser usados exclusivamente para reduzir as obrigações de benefícios aos empregados, não são disponíveis aos credores da patrocinadora e não podem ser devolvidos à patrocinadora, exceto os ativos remanescentes no fundo no caso de sua liquidação”.

6 – A LC 109/2001 não prevê nenhuma hipótese de regressão de valores nos termos constantes da proposta da SISTEL. Da mesma forma, a Resolução CGPC 26/08, seja ela considerada válida ou não pela justiça, por sua vez, não inclui a possibilidade das patrocinadoras receberem quaisquer parcelas dos valores a serem distribuídos, pois, nos períodos de referencia para efeito dos cálculos proporcionais, as contribuições inexistiram.

Assim, a FENAPAS recomenda:

a) havendo disposição das partes em um processo de negociação visando conciliar interesses, recomenda-se aos conselheiros eleitos que proponham a reabertura da discussão da matéria em questão, para uma data posterior à do fechamento das contas da Sistel do exercício de 2010.

Neste caso, poder-se-ia realizar estudos com a participação de um maior numero de interessados, incluindo representantes da FENAPAS, da Sistel e das patrocinadoras, com a finalidade de se abrir um novo horizonte para a destinação e distribuição do Superávit do plano de benefícios do PBS-A.

b) que os seus representantes no Conselho Deliberativo da Sistel manifestem o voto contrário à distribuição do Superavit do PBS-A às patrocinadoras, na reunião do dia 08/10/2010.

Brasília, 07 de outubro de 2010

Francisco Otávio Monteiro

Pres do Conselho de Representantes

Aldenôra Gonçalves Barbabella

Presidente

Jandira Siqueira e Silva

Vice Presidente Norte

Enrique Fernandez de Aramburo Pardo

Vice Presidente Sul

Flordeliz Maria de Moura Rios

Diretor Financeiro

Augusto Feltmann Silva

Diretor de Seguridade

João Pereira da Silva Filho

Diretor Administrativo

DE ACORDO:

Almir Dantas Alcântara

Ezequias Ferreira

Sebastião Tavares ( VOTOU EM DESACORDO A ORIENTAÇÃO DA FENAPAS)

Mauro Roberto Capela (VOTOU EM DESACORDO A ORIENTAÇÃO DA FENAPAS)

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

I N S S - REVISÃO PARA 500 MIL APOSENTADOS .

Revisão para 500 mil aposentados

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar em 16 de setembro ação que deve levar o governo a mudar as normas para a aposentadoria dos trabalhadores que requereram o benefício pela Previdência Social e continuam em atividade e pagando INSS.

A estimativa é de que 500 mil aposentados estejam nessas condições e grande parte tem direito a pedir aumento do benefício, que vale também para pessoas viúvas de quem teria esse direito, informa o advogado especializado Guilherme Carvalho.

Os advogados que trabalham na área usam os termos “desaposentação” e “despensão” para explicar a situação de quem se aposenta, continua pagando INSS e quer rever o benefício, para incorporar os novos valores decorrentes de maior tempo de contribuição.

Têm direito os beneficiários que continuaram trabalhando e contribuindo próximo ao teto da previdência por no mínimo um ano. O valor do novo benefício dependerá da idade da pessoa, do tempo em que continuou contribuindo para a Previdência após ter se aposentado e do valor de contribuição. (Diarionet)

TERCEIRA IDADE = OPORTUNIDADE DE NOVAS DESCOBERTAS.


Em 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, em reconhecimento ao envelhecimento da população mundial e da possibilidade de amadurecimento dos atos e das relações sociais, econômicas, culturais e espirituais da humanidade.

No Brasil, pessoas acima de 60 anos representam 8,6% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa proporção pode chegar a 14% em 2025. O envelhecimento da sociedade deve-se ao aumento da qualidade de vida, aos avanços na saúde e à redução da natalidade.

Estatuto - Melhorias e avanços são importantes para todas as idades, mas chega aquele momento em que os filhos já cresceram, o trabalho é opcional e o tempo parece maior. É hora de pensar e colocar em prática aquilo que não foi realizado e ter oportunidade para viajar, mimar os netos, desenvolver atividades artesanais e ser feliz, independentemente das marcas do tempo.

Pensando na ampliação do direito das pessoas que alcançaram a melhor idade, foi aprovado em setembro de 2003 o Estatuto do Idoso. As regras, sancionadas pelo presidente da República no mês seguinte à aprovação, estabeleceram avanços na saúde, transporte público, lazer, cultura, esporte, trabalho e habitação.

No entanto, o Governo ainda precisa dar continuidade às políticas sociais para aumentar a acessibilidade nas ruas, calçadas, prédios, bancos e a criação de locais com atendimento preferencial.

Qualidade de vida - Para envelhecer bem é necessário praticar esportes, manter uma alimentação saudável e de qualidade, participar de programas de integração social para manter relacionamento com outras pessoas, praticar atividades produtivas e que tragam satisfação.

Associações de aposentados, grupos de viagens da melhor idade e serviços de voluntariado podem não só aumentar a expectativa de vida como ampliar também a qualidade de vida no decorrer desse tempo.

Links interessantes:

Estatuto do Idoso http://www.crde-unati.uerj.br/pdf/estatuto.pdf

Viaja mais Melhor Idade http://www.viajamais.com.br/viajamais/

Federação Nacional dos Aposentados e Pensionistas da CAIXA http://www.fenacef.com.br/

União Nacional dos Economiários http://www.unei.com.br/

(Funcef/AssPreviSite)

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NA 1ª FILA OS SEGUNDOS

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domingo, 3 de outubro de 2010

DIA MUNDIAL DO IDOSO. COMEMORADA PELA AATERN .

Caros amigos e amigas Aposentados e Pensionistas , a AATERN programou e realizou a Palestra comemorativa relativa ao DIA MUNDIAL DO IDOSO.

Aposentados e Pensionistas presentes a Palestra comemorativa ao dia do IDOSO.
Da direita para esquerda : Dra Conceição Pereira (Assistente Social da Procuradoria do IDOSO) , suas duas Auxiliares e o Dr. João Pereira - Presidente da AATERN.

Comemoramos esta data nas dependências do nosso GRET- Grêmio Recreativo dos Empregados em Telecomunicações no Rio Grande do Norte.
A Palestra foi proferida pela Dra. Conceição Pereira e Silva - Assistente Social da Procuradoria do Idoso em Natal /Rn e suas duas Assistentes. Na ocasião foi abordado o Tema " O IDOSO E SEUS DIREITOS ". Durante a Palestra vários Aposentados apartearam a palestrante, dirimindo suas dúvidas.
A Dra. Conceição Pereira , procedeu a distribuição de vários exemplares do "ESTATUTO DO IDOSO".
Foi muito salutar a presença de aproximadamente 60 (sessenta) de Aposentados e Pensionistas ao Evento.
Após a palestra da Dra. Conceição Pereira, o Sr. João Moura ( Diretor Financeiro) falou sobre a importância da nossa Participação no Programa de "EXAMES PREVENTIVOS" , cuja finalidade precípua é de ações preventivas de identificação precoce de risco na saúde, de doença como câncer de próstata, mama, útero e intestino, dentre outras.
O Sr. João Moura falou ainda da conscientização dos Aposentados e Pensionistas a voltarem/continuarem a contribuir financeiramente para o GRET, através de suas mensalidades, com a finalidade de preservarmos aquele Patrimônio. Informou que na próxima reunião voltaria a falar sobre o assunto, mas, de forma prática, ou seja, com as fichas de inscrições para preenchimento e a possível  forma de pagamento através do Cartão Hipercard.
O Sr. João Moura e o Sr. João Pereira, falaram ainda sobre o SUPERÁVIT da Sistel no que concerne ao impasse existente na sua destribuição aos Assistidos , informando que possivelmente no dia 08 de outubro o "problema" seja solucionado em definitivo. Aguardemos o desfecho do problema criado pela Sistel/Oi.
Por ser oportuno, o Presidente Sr. João Pereira , anunciou que no dia 13 de Novembro deste ano será realizada nova Reunião da Associação, tendo convidado todos os presentes para participarem. Adiantou ainda que a festa de Confraternização dos Aposentados e Pensionistas deverá ser realizada no dia 11 de Dezembro 2010 (sábado). Estes e outros assuntos serão desenvolvidos e debatidos na reunião do dia 13 de OUTUBRO 2010 .
Na oportunidade, agradecemos a Dra. Conceição Pereira e suas auxiliares , pela excelente performance e desenvoltura com que apresentaram o Tema - "O IDOSO E SEUS DIREITOS".
Finalmente , a Diretoria da AATERN agradece a todos os Aposentados e Pensionistas que abrilhantaram com suas presenças e participação ao Evento.

A DIRETORIA
AATERN - NATAL RN.



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PARABÉNS AOS REPRESENTANTES DO PBS-A NO CONSELHO DELIBERATIVO DA SISTEL

PARABÉNS AOS REPRESENTANTES DO PBS-A NO CONSELHO DELIBERATIVO DA SISTEL

Um voto de louvor e aplausos aos nobres membros do Conselho Deliberativo da Sistel, eleitos pelos assistidos do PBS-A, pela atitude altaneira que assumiram rejeitando a estarrecedora tentativa de assalto ao patrimônio dos assistidos do PBS-A. Parabéns! Pois os Conselheiros eleitos pelos assistidos estão no Conselho Deliberativo da Sistel exatamente para defender os direitos e os justos interesses de seus eleitores!
Meu nome é Guido Gonzáles Muraro. Sou assistido do PBS-A, aposentado desde 29/04/1992 e associado da ASTELPAR desde o ano de 2000. Fui advogado da TELEPAR. Sinto-me obrigado a me pronunciar sobre o escândalo envolvendo o Superávit do PBS-A.
É inconcebível o fato de 9 (nove) membros do Conselho Deliberativo da Sistel se terem pronunciado a favor de alterações do Regulamento do PBS-A visando possibilitar um monstruoso assalto ao patrimônio dos assistidos do PBS-A. É evidente a má-fé de tais Conselheiros.
Reprovável também o posicionamento da Diretoria Executiva da Sistel revelado na “comunicação aos assistidos”, de 27 de agosto de 2010, apoiando a “distribuição paritária dos recursos, ou seja, 50% para assistidos e 50% para patrocinadoras”.
O PBS-A é um plano de benefícios previdenciais peculiar, “sui generis”, por ser um plano fechado e cujos integrantes são todos assistidos, aposentados ou pensionistas. Não há contribuições para o fundo, não existem participantes ativos, não existe patrocinadora. A Sistel é apenas administradora contratada (embora eu desconheça o convênio) para administrar o Plano PBS-A
A Diretoria da Sistel, na “comunicação aos assistidos do PBS-A, tentou justificar seu posicionamento favorável ao “assalto”, alegando duas razões claramente inconsistentes: “por não haver na legislação critério específico aplicável ao Plano PBS-A devido à sua peculiaridade de ser plano fechado” e porque “o mesmo critério foi utilizado no ano de 2008, em processo semelhante envolvendo o Plano-Telebrás”.
Seria ingenuidade acreditar na imparcialidade da Diretoria Executiva da Sistel diante da declaração expressa na referida comunicação a seguir transcrita: “A Diretoria da SISTEL julga importante esclarecer que o artigo 15 da Resolução CGPC nº26 define claramente que a destinação da Reserva Especial do Plano (superávit) deve contemplar, de um lado, os assistidos e participantes, e de outro, as patrocinadoras”. Tal declaração, feita com excepcional realce, parece uma tentativa de confundir os assistidos e inibir manifestações contrárias!
É evidente que o artigo 15 da Resolução CGPG nº 26, se refere à distribuição paritária do superávit de um Plano que tem participantes ativos que contribuem e patrocinadora que contribui para a formação do patrimônio do Plano. Qualquer outra interpretação do citado dispositivo é tentativa de apropriação indébita de Superávit do PBS-A, que não tem patrocinadora e não recebe contribuições.

Como o PBS-A não tem patrocinadora é evidente que o citado dispositivo não se aplica ao caso considerado. Por outro lado, quando não existe disposição legal sobre determinado assunto, não é juridicamente admissível decidir por analogia, principalmente quando há inegável dano ao patrimônio alheio.
Corretamente agiram os Conselheiros Almir Dantas de Alcântara, Sebastião Tavares e Ezequias Ferreira, manifestando-se contrariamente à distribuição do superávit do Plano às patrocinadoras, entendendo que o art. 15 da Resolução CGPC nº26 não define com clareza a destinação legal da Reserva Especial do Plano às patrocinadoras.
O fato ocorrido é estarrecedor e muito mais grave do que parece. Além de suficiente para abalar a confiança dos assistidos do PBS-A na administração da Sistel, levanta um problema mais profundo: juridicamente, o que é o PBS-A?
Aparece agora um dos mal-feitos quando da instituição do PBS-A. O PBS-A, pela magnitude do seu patrimônio, deveria ter sido criado como uma FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL, com Estatuto, Regulamento. Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, órgãos todos composto por aposentados. A nova Fundação, mediante convênio, entregaria a administração do seu Plano de Benefícios, o PBS-A, à FUNDAÇÃO SISTEL DE SEGURIDADE SOCIAL.
Se assim tivesse sido feito, não estaria o PBS-A em situação jurídica esdrúxula que justifica a pergunta: “o que é o PBS-A?”.
Tais considerações nos fazem observar que, antes de mais nada, a competência estatutária do Conselho Deliberativo da FUNDAÇÃO SISTEL DE SEGURIDADE SOCIAL para alterar dispositivos de Regulamentos de Planos de Benefícios restringe-se aos Planos patrocinados e não se estende, legitimamente, ao Plano PBS-A, que é um plano reconhecidamente peculiar, fechado, sem patrocinadora.
Aliás, o Regulamento do PBS-A não pode ser alterado, para abrigar dispositivo novo, senão por decisão da maioria dos assistidos do Plano de Benefícios, mediante votação direta ou indireta promovida pelas Associações de Aposentados.
É verdade que são necessárias diversas mudanças no Regulamento do PBS-A. Porém não são permitidas alterações inovadoras, criadoras de dispositivos permissivos à prática de estelionato escancarado como a pleiteada
Exemplo dessa necessidade é o artigo 72 do Regulamento do Plano PBS-A, o qual se reporta ao Conselho Deliberativo da SISTEL− FUNDAÇÃO TELEBRÁS DE SEGURIDADE SOCIAL, SISTEL que tinha como patrocinadoras as 31 empresas do Sistema Telebrás e não ao Conselho Deliberativo da atual SISTEL – FUNDAÇÃO SISTEL DE SEGURIDADE SOCIAL entidade multipatrocinada e administradora de planos múltiplos.

CONCLUSÕES:

1. O Superávit ou Reserva para a Revisão de Plano é o recurso acumulado em um único ou mais exercícios (anos) que excede os 25% das reservas atuariais garantidoras dos pagamentos atuais e futuros dos benefícios dos aposentados e pensionistas, enquanto vivos e de seus dependentes inscritos, conforme regras estabelecidas no regulamento do plano.
2. Tendo em vista a impossibilidade de inclusão no Regulamento de dispositivo autorizador da distribuição paritária dos recursos, ou seja, 50% para assistidos e 50% para patrocinadoras, toda a Etapa 1, ardilosamente dita necessária para a realização da distribuição superávit é totalmente inane, pois jamais poderia ser aprovada pela PREVIC. Se houver dúvida, seja o caso levado, com detalhes, à consideração da PREVIC.
3. A solução, a meu ver, é a distribuição imediata de 100% do Superavit aos aposentados e pensionistas do PBS-A, mediante um único pagamento em moeda.
Essa é a solução que mais favorece os destinatários, todos idosos, muitos doentes, necessitados de recursos financeiros e, em média, com óbito previsível para data não muito remota. Se, é crime apropriar-se desses recursos, é também crime protelar sua distribuição. A solução proposta é da alçada da Diretoria Executiva e não necessita de permissão ou aprovação da PREVIC.

Encerrando este já longo e-mail declaro que gostaria de dissertar sobre outros assuntos, entre outros o Pecúlio, mas ficamos no que é mais urgente tendo em vista a reunião do Conselho Deliberativo agendada para o dia oito de outubro próximo.

Dou antecipadamente autorização para divulgação do texto deste e-mail, inclusive o envio de cópia para a PREVIC.

Obs: Prezado Ezequias Ferreira - favor encaminhar este e-mail ao seu colega Sebastião Tavares, pois não cosegui o e-mail do mesmo.

Porto Alegre, 30 de setembro de 2010.
Guido Gonzáles Muraro

E-mail guidomuraro@terra.com.br



CÂMARA DE RECUSRSOS DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PROTEGE A MULTINACIONAL - IBM - CONTRA PARTICIPANTES.

Câmara de Recursos protege a forte multinacional IBM contra participantes

Em julgamento na sessão do último dia 15 de setembro, a Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC), por 4 votos a 3, apoiou a multinacional IBM na sua luta contra os participantes da Fundação que ela patrocina. A Câmara votou contra os participantes, apesar de seu direito ter sido reconhecido pela Justiça e pela própria Secretaria da Previdência Complementar.

Há vários anos os ex-participantes da Fundação IBM, grande parte deles expulsos da empresa através dos chamados planos de demissão “voluntária”, reivindicavam sua reintegração ao plano de previdência complementar patrocinado pela multinacional. Os ex-funcionários conseguiram comprovar, junto da antiga SPC e através de processos judiciais, que foram excluídos do plano sem que lhes tivesse sido oferecida a oportunidade de permanecerem como autopatrocinados. A IBM e a própria Fundação não lhe ofereceram esta oportunidade quando de seu desligamento da empresa, o que deveria ter sido feito por força da legislação.

Desde 2003 a ANAPAR acompanha o caso, em conjunto com a Associação dos Ex-IBMistas. Após várias reuniões realizadas na antiga SPC, este órgão deu parecer explicitando que o autopatrocínio deveria ter sido oferecido aos egressos da empresa, cabendo aos participantes o ônus de comprovar o não oferecimento. Vários participantes recorreram à Justiça e provaram não ter sido oferecido o autopatrocínio, e tiveram que ser reintegrados ao plano.
Reintegrados, os participantes solicitaram que fosse aplicado o custeio previsto no regulamento do plano de benefícios. Como este é superavitário, com excedentes da ordem de R$ 1 bilhão, não há contribuições da patrocinadora e dos participantes. No entanto, a Fundação não acatou esta obrigatoriedade, com o objetivo claro de expulsar novamente os participantes reintegrados pela Justiça. Os participantes denunciaram o fato à SPC e o órgão fiscalizador multou a Fundação IBM por não estar aplicando o plano de custeio previsto em seu regulamento. E a Fundação recorreu à CRPC para que fosse revista a penalidade aplicada.

A relatora do processo na CRPC, Maria Batista, representante do setor público, confirmou a penalidade imposta pela então SPC, e foi acompanhada pelo representante da ANAPAR, Antonio Bráulio de Carvalho, e pelo também representante do setor público, Alfredo Wondrechak.

Para surpresa de todos os que acompanham a luta dos participantes, os demais quatro membros votaram pela incompetência da SPC em aplicar a multa e deram a vitória à poderosa IBM na sua luta contra os trabalhadores desempregados por ela. Votaram contra os trabalhadores os representantes das entidades e os dos patrocinadores e instituidores, além do representante da própria atual PREVIC, um advogado que não tem como desconhecer as implicações legais de tal voto!

Depois deste julgamento, só é possível constatar que a PREVIC mais uma vez não cumpre a sua função legal e constitucional de proteger os direitos dos participantes. Se o representante da PREVIC vota contra o próprio órgão, os participantes têm todo o direito de perguntar: para que serve a PREVIC? Após ter editado a Resolução CGPC 26, que descumpre a lei e manda devolver superávit às patrocinadoras, neste episódio a PREVIC, os representantes das patrocinadoras e das entidades de previdência pavimentam o caminho para as poderosas patrocinadoras desviarem recursos destinados ao pagamento de benefícios.

Outro componente esquisito do julgamento foi que a defesa da multinacional foi feita por um conselheiro indicado pela APEP, a associação dos patrocinadores privados de fundos de pensão, entidade que tem entre seus diretores a atual presidente da Fundação IBM. O conselheiro deveria ser declarado impedido devotar. Além disso, representante da empresa no Conselho Deliberativo da Fundação e ex-presidente da entidade, foi recentemente indicado como membro do Conselho Nacional da Previdência Complementar.

Fonte: Anapar

MUI BEVENIDO AO BLOG DA AATERN -

BRINDES SORTEADOS NA CONFRATERNIZAÇÃO

BRINDES SORTEADOS NA CONFRATERNIZAÇÃO
PARTE CENTRAL DA ORNAMENTAÇÃO

PALCO II DA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO

PALCO II DA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO
JOAO PEREIRA- MOURA E AGUINALDO PTE SINTTEL RN

ANIVERSÁRIO DO JESSÉ NOBRE BARRETO

ANIVERSÁRIO DO JESSÉ NOBRE BARRETO
COM A PRESENÇA DOS AMIGOS E AMIGAS TELERNIANOS (veja esta foto ampliada mais abaixo)

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL
ANA MARIA BARROS

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL
MARIA DAGUIA AMARAL

APOSENTADORIA DO PESSOAL DO TRÁFEGO - FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE DEZEMBRO 1997.

APOSENTADORIA DO PESSOAL DO TRÁFEGO - FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE DEZEMBRO 1997.
ROSINETE, NORA, CONCEIÇÃO RÉGIS E SOCORRO PEREIRA.

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN EM DEZEMBRO DE 1997

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN  EM DEZEMBRO DE 1997
A ASSISTENTE SOCIAL - IRENE FILGUEIRAS - HOMENAGEADA NO DIA DA SUA APOSENTADORIA.

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE MAIO 1998

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE MAIO 1998
ANA BARROS E RITA DE CÁSSIA.

AATERN ESTÁ ANTENADA : PRIMEIRA TURMA SE ATUALIZANDO NA INFORMÁTICA.

AATERN ESTÁ ANTENADA : PRIMEIRA TURMA SE ATUALIZANDO NA INFORMÁTICA.

ASSOCIADOS DA AATERN ATUALIZANDO-SE NA INFORMÁTICA.

ASSOCIADOS DA AATERN ATUALIZANDO-SE NA INFORMÁTICA.

ESTE É O CANTINHO DA SUPER SAUDADE ==>>VEJA NATAL DOS VELHOS E BONS TEMPOS

ESTE É O CANTINHO DA SUPER SAUDADE ==>>VEJA NATAL DOS VELHOS E BONS TEMPOS
AVENIDA CIRCULAR - PRAIA DOS ARTISTAS,PRAIA DO MEIO EM 1950

BELOS E BONS TEMPOS DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE

BELOS E BONS TEMPOS DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE
ENTRADA DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE EM 1945

ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS...

ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS...
PRAIA DE AREIA PRETA EM 1950

O PRESIDENTE DA TELERN LUCIANO B DE MELLO ENTREGANDO O TROFÉU DE CAMPEÃO DAS INDÚSTRIAS EM 1974

O PRESIDENTE DA TELERN LUCIANO B DE MELLO ENTREGANDO O TROFÉU DE CAMPEÃO DAS INDÚSTRIAS  EM 1974
JOSE SIQUEIRA E DR. LUCIANO B MELO

CONFRATERNIZAÇÃO DO DEPTO DE CONTABILIDADE

CONFRATERNIZAÇÃO DO DEPTO DE CONTABILIDADE
FOTO DO ANO DE 1986

O "AMIGO VELHO" LUIZ G.M.BEZERRA

O "AMIGO VELHO" LUIZ G.M.BEZERRA
GRANDE PERSONAGEM E BALUARTE DA NOSSA TELERN

CONFRATERNIZAÇÃO NO NATAL DA CONTABILIDADE

CONFRATERNIZAÇÃO NO NATAL DA CONTABILIDADE
"VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS"

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS.

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS.
SALÃO DE EVENTOS DO SINTTEL/RN - AGOSTO 2009

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS
JOSIAS SALES - AGOSTO 09 - NA SALA DE EVENTOS DO SINTTEL/RN

ESSA É A PRIMEIRA TURMA DA PESADA

ESSA É A PRIMEIRA TURMA DA PESADA
PRIMEIRA TURMA DA INFORMÁTICA DA TERCEIRA IDADE - TÊM AMIGOS(AS) QUE DISCORDAM

REUNIÃO MENSAL DA AATERN

REUNIÃO MENSAL DA AATERN
PRIMEIRA REUNIÃO NA SALA DE EVENTOS DO SINTTEL/RN - AGOSTO 2009

FOTO DE OUTUBRO 2007

FOTO DE OUTUBRO 2007
LUIZ SÉRGIO FILGUEIRAS....

FOTO DE SETEMBRO DE 2007

FOTO DE SETEMBRO DE 2007
PEDRO GONÇALVES-GERALDO BARROS - AUDINETE......

FOTO PUBLICADA NO JORNAL DO GRET EM 07 DE 1980

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"VELHOS TEMPOS BELOS DIAS"

FOTOS ATUAL DO CLUBE TELERN

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"VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS"

NOSSOS AMIGOS DAS ASSOCIAÇÕES - DE FLORIANÓPOLIS - RECIFE E FORTALEZA

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M E I N A R D O - EX-TELERNIANO

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VELHOS TEMPOS , BELOS DIAS...

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VOCÊ LEMBRA DO PAULO AURELIANO?? "MESTRE CHICO"?? E JOÃO PEREIRA??

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"Foto obtida em uma de nossas Reuniões Mensais" ( No SEGUNDO Sábado de cada mês ). A partir do mes de Agosto 2009 será na Sala de Eventos do SINTTEL/RN- às 10 horas da Manhã -Vizinho ao I.P.E.- Venha você também, participe e reveja os antigos Companheiros de velhas e Memoráveis lembranças na EX-TELERN.

VEJAM BEM ABAIXO DESTE BLOG FOTOS ANTIGAS E ATUAIS DOS EX-TELERNIANOS

NO FINAL DA PÁGINA DESTE BLOG VEJA AS FOTOS DE EX-TELERNIANOS.

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