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terça-feira, 29 de junho de 2010

PRÊMIOS PARA QUEM HONRA O FISCO NO RIO GRANDE DO NORTE .

29.06.10

Cidadão poderá trocar notas fiscais por bilhetes e concorrer a premiação de até R$ 50 mil


O Governo do Estado vai dar compensações financeiras para os que honram o fisco. O cidadão poderá trocar notas fiscais por bilhetes e concorrer a prêmio de até R$ 50 mil mensais.

A Secretaria Estadual de Tributação (SET), que já permitia a troca de notas por entradas em eventos culturais e esportivos através da campanha Cidadão Nota 10, incluiu no Show de Nota, uma das divisões do programa, mais um benefício. É o vale-prêmio eletrônico, uma nova forma de incentivo à emissão de documentos fiscais, que dará ao cidadão do estado o direito de trocar notas por bilhetes para concorrer a dinheiro.

Os sorteios serão mensais e os valores oferecidos vão de R$ 1 mil a R$ 50 mil, totalizando R$ 160 mil por mês. O primeiro acontece no próximo sábado e o contribuinte pode realizar suas trocas até amanhã.

Para adquirir um vale-prêmio, a pessoa deverá entrar no site www.showdenota.set.rn.gov.br e fazer seu cadastro. Em seguida, é necessário que digite 25 documentos fiscais emitidos com até dois meses antes ao mês do sorteio, cada um com valor mínimo de R$ 5, o que equivalerá a um bilhete.

O vale-prêmio será válido exclusivamente no mês de sua emissão e a troca poderá ser realizada até o último dia útil do mês anterior ao sorteio. As notas fiscais devem ser emitidas por, no mínimo, cinco empresas distintas. Só serão aceitos documentos fiscais para pessoa física e que caracterizem compra de mercadorias (ICMS). Notas de serviço (ISS) não são válidas.

O número de vales é ilimitado. Porém, estes vales-prêmios são pessoais e intransferíveis.

Após esse procedimento no site, o contribuinte deverá imprimir o seu vale-prêmio (e-VP) e entregá-lo juntamente com os documentos fiscais em um das Unidades Regionais de Tributação de seus municípios.

Premiação

Os resultados estarão disponíveis no www.showdenota.rn.gov.br e no Diário Oficial do Estado. Os prêmios deverão ser entregues em até 60 dias corridos após o sorteio, através de crédito em conta corrente.
Depois da divulgação, os sorteados terão até 90 dias para habilitar o recebimento. E o cidadão sorteado que estiver inadimplente com a Fazenda Pública Estadual receberá apenas o saldo do prêmio, se houver, após a quitação dos débitos.

Fonte : Diário de Natal

domingo, 27 de junho de 2010

APOSENTADOS TERÃO DOIS MESES DE ALÍVIO NO BOLSO.


Em agosto, a Previdência Social vai pagar os atrasados devidos pela revisão do aumento de 6,14% para 7,72%. Em setembro, a metade do 13º já vem com o reajuste maior

Rio - Aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima do salário mínimo não contavam que iriam embolsar um dinheiro imprevisto por dois meses seguidos. Em agosto e setembro, os segurados vão engordar seus ganhos com o reajuste de 7,72%. Além dos seis meses em atrasados devidos — que serão depositados com os vencimentos de julho pagos no mês de agosto —, terão a primeira metade do 13º salário, em seguida. A antecipação do abono natalino sai na folha de agosto, creditada em setembro, com o ganho já incorporado aos benefícios.

O dinheiro a mais vai somar de R$ 286,10 para quem passou de R$ 481, em dezembro do ano passado, para R$ 518,13, em julho, de acordo com previsão de pagamento anunciada pelo governo. São R$ 240,50 decorrentes da antecipação de metade do 13º salário, mais R$ 45,60 em atrasados devidos pela diferença mensal de R$ 7,60.

Os que ganham o teto previdenciário — que em dezembro era de R$ 3.218,90 e chegará a R$ 3.467,40 em julho, com a aplicação dos 7,72% em lugar dos 6,14% — poderão receber até R$ 1.914,60 nos dois meses de contracheque mais gordo. Serão R$ 1.609,45 de antecipação do abono de Natal, mais R$ 305,15 em atrasados sobre R$ 50,86 a mais a cada mês, pagos em relação ao período devido, de janeiro a junho.

Fonte: O Dia Online

CONSUMIDOR PODE EXIGIR TROCA DE CELULAR COM DEFEITO


A partir de agora, consumidores que tiverem problemas com celulares podem exigir a imediata substituição do aparelho, a restituição dos valores pagos ou o abatimento do preço num outro aparelho.

Isso será possível porque os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) firmaram um entendimento caracterizando os aparelhos celulares como produtos essenciais. A decisão foi tomada com base no aumento do número de reclamações que chegam aos órgãos de defesa do consumidor. O acordo foi firmado no último dia 18, em João Pessoa (PB).

Empresas que não cumprirem o novo entendimento do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor estarão sujeitas a multas de até R$ 3 milhões e medidas judiciais cabíveis.

A nova interpretação do Código de Defesa do Consumidor faz parte de nota técnica elaborada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), realizada pelo IBGE, 92% dos lares brasileiros utilizam o serviço de telefonia móvel, sendo que 37% contam somente com esse serviço. “Há 10 anos, um celular chegava a custar R$ 6 mil. Hoje, temos gratuidade e expansão da telefonia móvel e os problemas só aumentaram”, afirma o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita.

Dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) indicam que o volume de reclamações relativas a aparelhos celulares vem crescendo e já representa 24,87% do total junto aos Procons, segundo o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2009.

De acordo com o mesmo levantamento, o principal problema enfrentado é a garantia de produtos, que alcança 37,46% das reclamações.

Em regra, os varejistas, fornecedores imediatos do produto, não assumem a responsabilidade sobre os defeitos apresentados pelos aparelhos, o que obriga os consumidores a procurar os fabricantes para a solução do problema.

Ao procurar os fabricantes, os consumidores são encaminhados às assistências técnicas ou aos centros de reparos dos fabricantes (por meio de postagem nos correios).

Consumidores relatam, no entanto, diversos problemas no atendimento prestado pelas assistências técnicas, como por exemplo, inexistência de assistência no seu município, recusa em fazer o reparo, falta de informação na ordem de serviço, falta de peças de reposição, demora no conserto do produto para além do prazo de 30 dias, retenção do produto depois de tê-lo enviado pelo correio para o fabricante sem qualquer registro ou informação.

As dificuldades dos consumidores em conseguir soluções eficientes e os dados de reclamações do Sindec foram discutidos com o setor em diversas ocasiões desde 2007, sem que uma alternativa de solução fosse apresentada. As assistências técnicas também foram ouvidas pelos órgãos do SNDC e informaram que na maioria dos casos o problema pode ser identificado rapidamente.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Justiça.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

ATENÇÃO AMIGO OU AMIGA IDOSO(A) - SAIBA REINVIDICAR SEUS DIREITOS

SAIBA REINVIDICAR SEUS DIREITOS


Promotoria de Defesa do Idoso:


Onde funciona: Praia Shopping


Telefone: 3232-7244


Delegacia do Idoso:
Onde funciona: Central do Cidadão


Telefone: 3232-0521.

QUEM NÃO SACAR EM 60 DIAS TERÁ BENEFÍCIO DO INSS BLOQUEADO.

INSS: Saque de benefícios

Quem não sacar em 60 dias terá benefício bloqueado

Medida é adotada pelo INSS para evitar fraudes; desbloqueio é feito na agência

Os benefícios que não são sacados em 60 dias, depois da data prevista para o pagamento, são devolvidos pelo banco ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida foi criada para evitar o pagamento indevido, além de qualquer tentativa de fraude, como o saque do valor por terceiro, à revelia do beneficiário que recebe com cartão magnético.

Pela norma de segurança, a instituição bancária devolve o valor ao INSS, que bloqueia o pagamento até que o beneficiário vá à Agência da Previdência Social (APS) responsável pelo seu benefício para regularizar o pagamento.

Para desbloqueá-lo na APS, o segurado deve apresentar documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista. Na folha de maio, 8.978 benefícios estavam suspensos por que o beneficiário não sacou no prazo de 60 dias.

Na folha de maio, 15.026.018 beneficiários receberam por cartão magnético, entre os quais 9.996.066 na área urbana e 5.029.952 na área rural.

Segurança - O segurado que recebe o benefício com cartão magnético deve ficar atento às normas de segurança. O cartão é seguro, facilita o saque do benefício, mas requer atenção. Em hipótese alguma, o beneficiário deve fornecer a senha a terceiros. Como nos cartões da rede bancária, a senha não deve ter sequências previsíveis, tais como data de nascimento, número de telefone ou dígitos ligados diretamente ao portador.

O INSS recomenda que, em caso de dúvida no momento do saque no terminal de autoatendimento, o segurado procure um funcionário do banco e nunca peça ajuda de outras pessoas estranhas à instituição bancária.
FONTE : (AgPrev)

ENTRE E SAI DE AMBIENTES QUENTES PARA REFRIGERADOS AFETA O SISTEMA RESPIRATÓRIO -

Faz mal, sim
O entra e sai de ambientes quentes para refrigerados ataca o sistema respiratório
Tetra/Corbis/Latistock; Istockphoto; Divulgação

O motivo: "O contraste térmico abrupto associado ao ar seco e à poluição compromete os mecanismos de defesa das vias respiratórias", explica o médico Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Os anticorpos do pulmão tornam-se menos eficientes e os cílios e alvéolos trabalham menos na expulsão de partículas, como poeira e poluição. Isso favorece o acúmulo de secreção no sistema respiratório. O organismo fica predisposto a infecções e mais suscetível a vírus de gripes e resfriados. Nos portadores de doenças pulmonares, como asma, bronquite e enfisema, o quadro pode se agravar.
As consequências: vão de tos-se, rouquidão e garganta irritada a sinusite e conjuntivite

Como amenizar o problema: recomenda-se deixar recipientes com água nos recintos fechados refrigerados para manter o ambiente menos seco. É preciso ainda evitar as mudanças bruscas de temperatura, principalmente as diferenças superiores a 10 graus, e permanecer agasalhado em ambientes frios. A limpeza do filtro do ar-condicionado deve ser feita mensalmente.

Outros especialistas consultados: os arquitetos Carla Dichy e Marcelo Rosset; o engenheiro Oswaldo Bueno, da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava); Andréa Apponi, gerente-geral de marketing da Whirlpool na América Latina

Com reportagem de Gabriella Sandoval e Daniela Macedo

segunda-feira, 21 de junho de 2010

COMUNICADO DA SISTEL - CARTÃO SAÚDE BRADESCO

Calendário de postagem Cartões de Saúde




Veja abaixo a data que o cartão de saúde foi postado para o seu estado



Estado Situação Data

Acre Postado 16/6/2010

Alagoas Postado 17/6/2010

Amapá Postado 17/6/2010

Amazonas Postado 17/6/2010

Bahia Postado 17/6/2010

Ceará Postado 17/6/2010

Distrito Federal Em processamento

Espírito Santo Em processamento

Goiás Postado 16/6/2010

Maranhão Postado 17/6/2010

Mato Grosso Postado 16/6/2010

Mato Grosso do Sul Postado 17/6/2010

Minas Gerais Em processamento

Pará Postado 18/6/2010

Paraíba Postado 18/6/2010

Paraná Em processamento

Pernambuco Postado 18/6/2010

Piauí Postado 17/6/2010

Rio de Janeiro Em processamento

RIO GRANDE DO NORTE - Postado 17/6/2010

Rio Grande do Sul Em processamento

Rondônia Postado 17/6/2010

Roraima Postado 16/6/2010

Santa Catarina Em processamento

São Paulo Em processamento

Sergipe Em processamento

Tocantins Postado 16/6/2010

COMUNICADO DA SISTEL - CARTÃO SAÚDE BRADESCO

Comunicado Cartões de Saúde
Assistidos,
Informamos que os cartões do plano de saúde começaram a ser remetidos hoje, dia 16/6/2010. Já foram postados para os usuários dos estados/cidades do Acre, Alagoas, Bahia, Belém, Ceará, Goiás, Manaus, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins.

Atenciosamente,

Fundação Sistel de Seguridade Social

domingo, 20 de junho de 2010

ATENÇÃO: GOLPE FÁCIL DE CAIR -


LEIA, POIS É MUITO BEM FEITO.

Você recebe uma chamada e a pessoa diz:

- Estamos ligando do Departamento de Segurança da VISA (por exemplo). Meu nome é 'Fulano' e meu número de

identificação funcional é 'tal' ...

- O Sr. comprou 'tal coisa' ( qualquer coisa bem estranha, como um 'dispositivo Anti-Telemarketing') no valor de R$ 497,99, de uma empresa em Porto Alegre ?

É óbvio que você responde que não, ao que se segue:

- 'Provavelmente, seu cartão foi clonado e estamos telefonando para verificar. Se isto for confirmado, estaremos emitindo um crédito ao seu favor. Antes de processar o crédito , gostaríamos de confirmar alguns dados: o seu endereço é tal?' (Isto pode ser encontrado facilmente das listas telefônicas via Internet).


Ápos responder "sim", o golpista continua ...

- 'Qualquer pergunta que o Sr. tenha, deverá chamar o número 0-800 que se encontra na parte traseira de seu cartão e falar com nosso Departamento de Segurança.

- Por favor, anote o seguinte número de protocolo '...

O bandido lhe dá então um número de 6 dígitos e pede:

- 'O Sr. poderia lê-lo para confirmar?'

Aqui vem a parte mais importante da fraude.

Ele diz então:

- 'Desculpe, mas temos que nos certificar de que o Sr. está de posse de seu cartão. Por favor, pegue seu cartão e leia para mim o seu número'.

Feito isto, ele continua:

- 'Correto. Agora vire o seu cartão e leia, por favor, os 3 últimos números (ou 4 dependendo do cartão)'.

Estes são os seus 'Números de Segurança' (Pin Number), que você usa para fazer compras via Internet, para provar que está com o cartão!

Depois que você informa os referidos números, ele diz:

- 'Correto! Entenda que era necessário verificar que o seu cartão não estava perdido nem tinha sido roubado, e que o Sr. estava com ele em seu poder.. Isso confirma que o seu cartão foi mesmo clonado, infelizmente..

- O Sr. teria alguma outra pergunta?'

Depois que você diz que não, o ladrão agradece e desliga.

Provavelmente, em menos de 10 minutos, uma compra via internet será lançada no seu cartão, e muitas outras, caso você não perceba a fraude até a chegada do extrato.

É quase inútil fazer denuncias à polícia.

Até nos USA é difícil o rastreamento destas ligações. Caso receba este tipo de ligação, você pode falar para o bandido desligar que você mesmo fará a ligação para o 0800 da sua operadora.

Mas, mesmo que você desligue, fica claro que a melhor maneira é estar alerta e comunicar a todo o mundo sobre a existência de mais este golpe.

Assim sendo, por favor, passe isto a todos seus amigos, A informação é a nossa proteção!

terça-feira, 15 de junho de 2010

REAJUSTE DE 7,% DOS APOSENTADOS SERÁ PAGO EM AGOSTO 2010

Pagamento dos salários retroativos poderá se pago na mesma folha

Mariana Londres, do R7 em BrasíliaTexto:

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, afirmou nessa terça-feira (15) que o reajuste de 7,72%, será pago em agosto aos 9 milhões de aposentados que ganham acima do salário mínimo (R$ 510).

O pagamento do aumento será retroativo a janeiro, quando começou a valer a medida provisória que deu reajuste de 6,14%. O aumento de 7,7% e a diferença de 6,14% a 7,7% dos salários de janeiro a julho poderão ser pagos na mesma folha, dependendo da disponibilidade de recursos.

- O pagamento retroativo será processado na próxima folha. Nós esperamos que até agosto a gente consiga resolver o ajuste de 6,14% para 7,72% e mais o retroativo de janeiro até julho ou junho, dependendo do período em que nós vamos processar a folha.

Em dezembro de 2009, o presidente editou a Medida Provisória 475 concedendo 6,14% de reajuste para os benefícios acima do mínimo a partir de janeiro, conforme acordo fechado com as centrais sindicais em agosto daquele ano. Em 19 de maio deste ano, o Senado aprovou a Medida Provisória, mas como reajuste de 7,72%, maior do que o proposto pelo governo.

A diferença entre os 6,14% de reajuste e o índice proposto pelo presidente e os 7,72% aprovados representará uma despesa adicional de R$ 1,6 bilhão de reais em 2010. O presidente autorizou os ministérios da área econômica a fazerem cortes no orçamento para cobrir os gastos. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para preservar os recursos para investimento, os cortes serão feitos apenas nas despesas de custeio.
O presidente da República vetou o fim do fator previdenciário, que constava de uma emenda incluída na MP 475. O fator previdenciário, criado em 1999, é um redutor que tem como objetivo evitar aposentadorias precoces.
R7

PREVIDÊNCIA : NOVO SERVIÇO PARA ESCLARECER DÚVIDAS.

Previdência: Novo serviço para esclarecer dúvidas

Canal de comunicação facilita interação entre internautas e PREVCartas
O Ministério da Previdência Social (MPS) abriu mais um canal de comunicação com a população ao criar uma conta no Formspring, site que facilita a interação entre os internautas e o PREVCartas, responsável por responder às dúvidas que chegam ao órgão.
Pelo endereço http://www.formspring.me/previdenciasocial, os usuários que tiverem dúvidas obtêm mais esclarecimentos sobre os benefícios. As perguntas podem ser feitas por qualquer pessoa e são respondidas diretamente por uma equipe especializada em legislação previdenciária em até 72 horas.
Desde seu lançamento, o site já respondeu a 76 questionamentos que vão desde como participar do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) no exterior até os procedimentos para obter aposentadoria rural.
O serviço funciona em conjunto com o Twitter do MPS (@previdencia), onde são divulgados os links para cada dúvida respondida.
Outros canais - O canal é aberto a todos, mas responderá apenas perguntas gerais sobre previdência. Para casos particulares que requeiram atendimento específico, os melhores caminhos continuam sendo a Central 135 e a Ouvidoria Geral, que pode ser acessada no Portal da Previdência.
 (Leonardo Fontes - AgPrev)

CARTA AO PRESIDENTE LULA - REAJUSTE DO BENEFÍCIO DOS APOSENTADOS

Caro Presidente Lula,
Agora não depende mais de ninguém. Está em suas mãos a possibilidade de referendar o reajuste de 7,72%, aprovado pelo Congresso Nacional para os benefícios de aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo. São oito milhões de cidadãos brasileiros que aguardam com muita expectativa a confirmação deste reajuste que conquistaram com muita luta, em conjunto com suas entidades de classe.

O fato ganha importância maior por ser o primeiro aumento real de benefícios conseguido depois de muitos anos de reajustes insuficientes, que corroeram o poder de compra dos vencimentos ou, no máximo, repuseram a inflação acumulada no ano anterior.

No momento em que temos a primeira oportunidade de recuperar parcialmente o valor real das aposentadorias, alguns economistas, ministros e articulistas da imprensa vêm combater o reajuste argumentando que o orçamento da União não suporta este aumento. E o aconselham, caro Presidente Lula, a vetar o aumento votado pelos parlamentares.

Um mau conselho, senhor Presidente. A diferença entre o reajuste de 6,14% já concedidos em janeiro deste ano, e os 7,72% definidos pelo Congresso, representa um custo adicional de somente R$ 600 milhões por ano, segundo cálculos de especialistas em previdência. Se embolsado pelos oito milhões de aposentados, este valor será injetado na economia, na compra de alimentos, remédios e outros bens de consumo, dinamizando ainda mais a economia, o que tem se mostrado extremamente saudável para o Brasil.
Os mesmos que combatem o reajuste dos aposentados não levantaram sua voz contra os recentes aumentos das taxas básicas de juros pelo Banco Central. Este sim é um aumento de gastos que compromete as finanças públicas. O último aumento de 0,75% na taxa Selic consome mais R$ 13 bilhões por ano das finanças governamentais para rolar a dívida pública. É uma montanha de dinheiro que beneficia somente as 20 mil famílias mais ricas do Brasil, credoras dos títulos públicos através de suas aplicações em renda fixa.

Treze bilhões de reais para 20 mil famílias ricas é possível, mas seiscentos milhões para 8 milhões de famílias de aposentados não é, entendem aqueles que dão maus conselhos ao senhor, caro Presidente. Dinheiro graúdo para a elite milionária pode, mas aumentos de poucos reais para os aposentados que têm o orçamento curto não pode, dizem certos doutores em economia.

Por acreditarem na sua sensibilidade de quem passou por todas as dificuldades da vida, os aposentados e pensionistas brasileiros apelam para que o senhor sancione o reajuste aprovado pelos parlamentares e determine que o INSS pague, desde janeiro deste ano, a diferença entre os reajustes. Esta é uma simples questão de justiça para aqueles que, no governo anterior foram tão maltratados, a partir de 2003 conseguiram estancar suas perdas e, agora, querem recuperar um pouco do valor dos benefícios que lhes foi tomado.

Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão

Cláudia Muinhos Ricaldoni

Presidente

segunda-feira, 14 de junho de 2010

REGRA DA ANAC AMPLIA DIREITOS DE PASSAGEIROS


Entra em vigor no próximo dia 15 de junho a Resolução 141, da Agência Nacional de Aviação Civil, que amplia direitos do passageiro em voos atrasados, cancelados ou em caso de impedimento de embarque por necessidade de troca de aeronave ou overbooking. As principais inovações são a redução do prazo em que a companhia deve prestar assistência ao passageiro, a ampliação do direito à informação e a reacomodação imediata nos casos de voos cancelados, interrompidos e para passageiros impedidos de embarcar em voos com reserva confirmada. O não cumprimento das normas da Anac configura infração às condições gerais de transporte e podem resultar em multas que variam de R$ 4 mil a R$ 10 mil por ocorrência.

De acordo com a antiga norma, a empresa aérea podia esperar até 4 horas para reacomodar o passageiro em outro voo, providenciar o reembolso do valor pago e facilitar a comunicação e a alimentação. A partir do dia 15, o reembolso ao passageiro poderá ser solicitado imediatamente nos casos de impedimento de embarque, cancelamento do voo e quando houver estimativa de atraso superior a 4 horas. A empresa fará a devolução do valor de acordo com o meio de pagamento efetuado, mas se o bilhete já estiver quitado, o reembolso será imediato. No caso de passagem aérea financiada no cartão de crédito e com parcelas a vencer, o reembolso seguirá a política da administradora do cartão.

Com a entrada da Resolução, nos casos de atrasos, cancelamentos ou preterição, a companhia aérea é obrigada a comunicar os direitos do passageiro, inclusive entregando-lhe folheto com a informação. E se solicitado, a empresa terá que emitir uma declaração por escrito confirmando o ocorrido.

A medida ainda prevê que a companhia ofereça outro tipo de transporte para completar o trajeto que tenha sido cancelado ou interrompido, desde que tenha o consentimento do passageiro. Caso contrário, ele poderá esperar o próximo voo disponível ou ainda desistir da viagem, com direito ao reembolso integral da passagem.

Além disso, a norma garante a transferência do voo para outra companhia aérea fazer o transporte, mesmo se não houver convênio entre elas. Proíbe, também, a venda de bilhetes para os próximos voos da companhia para o mesmo destino até que todos os passageiros prejudicados por atraso, cancelamento ou preterição sejam reacomodados.
Comunicação e acomodação
Pela norma anterior, somente após 4 horas do horário marcado para o voo o passageiro tem acesso a facilidades de comunicação, alimentação e ainda, se for o caso, hospedagem e transporte aeroporto-hotel-aeroporto. A partir do dia 15, essa assistência será de acordo com o tempo de espera. Depois de 1 hora do horário previsto para a decolagem, a companhia deverá oferecer algum meio de comunicação. Após 2 horas, alimentação. Esses direitos são garantidos mesmo se o passageiro já estiver dentro da aeronave em solo. E depois de 4 horas, a companhia é obrigada a acomodar os passageiros em local adequado ou, se for o caso, em hotel.

A Resolução 141 substitui parcialmente a Portaria 676-5/2000, no que se refere aos direitos e garantias do passageiro quando o contrato de transporte firmado com a empresa aérea é descumprido, por motivos de atraso, cancelamento de voos ou de preterição de passageiros. Com informações da Assessoria de Imprensa da Anac.

Leia a Resolução 141.
Veja as mudanças previstas pela regulamentação.

CONSUMIDOR "PENDURADO" NO CARTÃO DE CRÉDITO PODE LIMITAR AS PARCELAS À 30% DA RENDA -

IBEDEC - Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo.
CLS Quadra 414, Bloco “C”, Loja 27 - Asa Sul – Brasília/DF.
Fone: 3345.2492/9994.0518.
Site www.ibedec.org.br E- mail consumidor@ibedec.org.br

O consumidor Paulo Barros, de Brasília (DF), estava com uma dívida no cartão que só aumentava e consumia todo o seu rendimento mensalmente. A taxa de juros cobrada era de 12,5% ao mês – acima da média do mercado - ainda de forma capitalizada (juros sobre juros).
Não suportando o pagamento dar parcelas pediu a rescisão do contrato de cartão de crédito, mas teve o pedido negado porque o banco alegava que enquanto a dívida não fosse paga o contrato continuaria vigente.
Recorreu então ao TJDFT onde, em julgamento relatado pelo Desembargador João Mariosi, teve reconhecido o direito a ter apenas 30% da sua renda líquida retida para o pagamento das parcelas além de não ter o nome inscrito nos órgãos de restrição de crédito.
Segundo José Geraldo Tardin, presidente do IBEDEC, “muitos consumidores acabam recorrendo ao cartão de crédito para o pagamento de compras e na data de vencimento da fatura, quando não conseguem pagar o total da fatura, entram no limite do crédito rotativo oferecido pelo banco. Como as taxas de juros são as maiores do mercado e como os bancos fazem a capitalização dos juros, o saldo devedor da fatura vira uma bola de neve e torna-se impagável. O consumidor tenta então rescindir o contrato para cessar a cobrança dos juros, mas o banco nega o direito. Só recorrendo ao Judiciário o consumidor vai conseguir revisar a dívida com expurgo dos encargos ilegais e assim conseguir pagar a dívida”.
“Uma alternativa também é o consumidor tomar um empréstimo do tipo crediário pessoal, cujos juros estão na faixa de 2,5 a 4% e quitar a dívida da fatura do cartão. É uma opção de juros mais barata, embora também padeça do vício da capitalização de juros”, afirma Tardin.
Dicas para sair da Dívida do Cartão:
- Procure a administradora de seu cartão de crédito e veja qual a possibilidade de acordo para cancelar ou suspender o cartão, reduzir a dívida e parcelar o pagamento.
- Avalie também, caso seja correntista de banco, a possibilidade de tomar um empréstimo do tipo CDC – Crédito Direto ao Consumidor para liquidar a dívida do cartão e pagar este empréstimo em parcelas. Os juros do CDC constumam não ultrapassar 3% ao mês.
- Caso não consiga um acordo administrativo ou uma linha de financiamento para quitar a dívida, você pode recorrer a Justiça. Em uma ação judicial, pode-se questionar os juros cobrados (que não podem exceder a média do mercado divulgada no site do BACEN), a capitalização de juros (que é vedada pelo STF), e a cobrança de multas indevidas (acima de 2% conforme Código de Defesa do Consumidor). O consumidor pode conseguir uma boa redução na dívida, mas terá que oferecer um valor para depositar em juízo mensalmente se quiser tirar seu nome do SPC e SERASA, valor este que tem sido fixado no máximo em 30% da renda do cliente. A cobrança de tarifas para emissão de boletos também é ilegal e pode ser questionada.
- Clientes que não tenham o contrato do cartão, devem solicitar uma via para a administradora. Caso tenham negado este direito, podem pedir a juntada deste contrato em ação judicial sob pena de multa.
Maiores informações com José Geraldo Tardin no fone 61 3345-2492 e 9994-0518.

domingo, 13 de junho de 2010

EXTRATO PREVIDENCIÁRIO DO INSS - AVISO

Extrato Previdenciário

O Extrato de Informações Previdenciárias contém os vínculos e remunerações que constam do Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS. É fornecido nas Agências da Previdência Social e acessado pelo Portal da Previdência Social, mediante senha (informações na Central 135).



Correntistas do Banco do Brasil imprimem o Extrato Previdenciário nos terminais de autoatendimento ou no portal do banco na internet.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

MIGRAÇÃO DE EMPRÉSTIMO PARA OUTRO BANCO PODE REDUZIR CUSTO DA DÍVIDA.


MARIANA SCHREIBER =DE SÃO PAULO

Os juros do seu empréstimo estão salgados demais? Então saiba que a portabilidade de crédito é uma alternativa importante para reduzir os custos com dívidas.

Além de possibilitar a migração do débito para outra instituição com custos menores, ela é uma ferramenta eficaz para renegociar as taxas que você está pagando.

A portabilidade permite transferir créditos de bancos ou financeiras para outros sem custos tributários e de transferência bancária.

Regulamentada desde 2006, aos poucos a operação ganha volume. Foram 33.088 migrações neste mês, apenas até o dia 26 --uma alta de 262% ante maio de 2009 e de 6,16% sobre abril deste ano.

Já os valores migrados nesses 26 dias somam R$ 721 milhões, 58,81% a mais do que os de abril e 343,87% acima de maio de 2009.

"Não é possível mensurar o impacto total da portabilidade. Muitos não concretizam a migração pois, ao tentar, conseguem condições melhores no seu banco", afirma o chefe do departamento de Normas do Banco Central (BC), Sérgio Odilon.

Para migrar uma dívida para um banco com juros menores, é preciso primeiro que ele aceite quitá-la na instituição credora original.
Depois, o cliente deve procurar o banco atual para que ele envie seus dados cadastrais para o novo financiador.
A instituição então avalia o histórico do cliente para confirmar a operação. Em caso positivo, o devedor passa a pagar as parcelas para o novo banco, sob juros menores.

A portabilidade não implica cobrança de IOF, TED e taxa para liquidação antecipada. No financiamento imobiliário, custos com cartório encarecem a migração.
Segundo Odilon, não há prazo estipulado para que a operação seja concretizada, mas ela deve ser rápida.

"Se o banco demorar ou criar dificuldades, o cliente deve reclamar com a ouvidoria da própria instituição. Caso não funcione, deve procurar o BC e informar o número de protocolo da queixa."

O chefe do departamento do BC aconselha que, antes de optar pela portabilidade, o cliente preste atenção às tarifas cobradas no novo banco. Embora o juro do empréstimo seja menor, outros custos de correntista podem ser mais altos e não compensar.

Odilon também lembra que, ao conceder um empréstimo, todo banco é obrigado a apresentar o CET (Custo Efetivo Total), planilha com todas as taxas, juros e tarifas cobradas pelo crédito.

Ele adverte que a instituição não pode exigir que o consumidor adquira outros serviços para efetivar a portabilidade. Isso seria venda casada, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

O último levantamento do Procon de São Paulo com os maiores bancos do país mostra que a taxa para o empréstimo pessoal variava de 4,48% a 5,86% em maio.

O matemático José Dutra Sobrinho analisa um exemplo de migração. Um empréstimo de R$ 10 mil financiado em 24 meses por 5,86% sairia por R$ 786,51 por mês. Após um ano, o saldo devedor seria de R$ 6.644,90.
Se então o correntista migrasse para um banco com taxa de 4,48%, o valor da parcela cairia para R$ 727,89. Economia total de R$ 703,44.

Fonte: Portal do Jornal Folha de S.Paulo

quarta-feira, 2 de junho de 2010

COMUNICADO SISTEL - INDISPONIBILIDADE TEMPORÁRIA NOS CANAIS DE RELACIONAMENTO

Comunicado
Indisponibilidade Temporária nos Canais de Relacionamento

Participantes e Assistidos,



Informamos que devido à manutenção no servidor de banco de dados, o Portal e a Central de Relacionamento ficarão indisponíveis das 20 horas do dia 2/6/2010 (quarta-feira), até 12 horas do dia 5/6/2010(sábado).
Lembramos ainda que nos dias 3 e 4 de junho não haverá expediente na Sistel e na Central de Relacionamento, em virtude da celebração do feriado de Corpus Christi.



Contamos com a sua compreensão, pois a indisponibilidade temporária no sistema refletirá em melhorias no atendimento prestado nos canais de relacionamento da Sistel.

Atenciosamente,



Fundação Sistel de Seguridade Social

MUI BEVENIDO AO BLOG DA AATERN -

BRINDES SORTEADOS NA CONFRATERNIZAÇÃO

BRINDES SORTEADOS NA CONFRATERNIZAÇÃO
PARTE CENTRAL DA ORNAMENTAÇÃO

PALCO II DA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO

PALCO II DA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO
JOAO PEREIRA- MOURA E AGUINALDO PTE SINTTEL RN

ANIVERSÁRIO DO JESSÉ NOBRE BARRETO

ANIVERSÁRIO DO JESSÉ NOBRE BARRETO
COM A PRESENÇA DOS AMIGOS E AMIGAS TELERNIANOS (veja esta foto ampliada mais abaixo)

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL
ANA MARIA BARROS

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL
MARIA DAGUIA AMARAL

APOSENTADORIA DO PESSOAL DO TRÁFEGO - FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE DEZEMBRO 1997.

APOSENTADORIA DO PESSOAL DO TRÁFEGO - FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE DEZEMBRO 1997.
ROSINETE, NORA, CONCEIÇÃO RÉGIS E SOCORRO PEREIRA.

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN EM DEZEMBRO DE 1997

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN  EM DEZEMBRO DE 1997
A ASSISTENTE SOCIAL - IRENE FILGUEIRAS - HOMENAGEADA NO DIA DA SUA APOSENTADORIA.

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE MAIO 1998

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE MAIO 1998
ANA BARROS E RITA DE CÁSSIA.

AATERN ESTÁ ANTENADA : PRIMEIRA TURMA SE ATUALIZANDO NA INFORMÁTICA.

AATERN ESTÁ ANTENADA : PRIMEIRA TURMA SE ATUALIZANDO NA INFORMÁTICA.

ASSOCIADOS DA AATERN ATUALIZANDO-SE NA INFORMÁTICA.

ASSOCIADOS DA AATERN ATUALIZANDO-SE NA INFORMÁTICA.

ESTE É O CANTINHO DA SUPER SAUDADE ==>>VEJA NATAL DOS VELHOS E BONS TEMPOS

ESTE É O CANTINHO DA SUPER SAUDADE ==>>VEJA NATAL DOS VELHOS E BONS TEMPOS
AVENIDA CIRCULAR - PRAIA DOS ARTISTAS,PRAIA DO MEIO EM 1950

BELOS E BONS TEMPOS DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE

BELOS E BONS TEMPOS DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE
ENTRADA DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE EM 1945

ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS...

ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS...
PRAIA DE AREIA PRETA EM 1950

O PRESIDENTE DA TELERN LUCIANO B DE MELLO ENTREGANDO O TROFÉU DE CAMPEÃO DAS INDÚSTRIAS EM 1974

O PRESIDENTE DA TELERN LUCIANO B DE MELLO ENTREGANDO O TROFÉU DE CAMPEÃO DAS INDÚSTRIAS  EM 1974
JOSE SIQUEIRA E DR. LUCIANO B MELO

CONFRATERNIZAÇÃO DO DEPTO DE CONTABILIDADE

CONFRATERNIZAÇÃO DO DEPTO DE CONTABILIDADE
FOTO DO ANO DE 1986

O "AMIGO VELHO" LUIZ G.M.BEZERRA

O "AMIGO VELHO" LUIZ G.M.BEZERRA
GRANDE PERSONAGEM E BALUARTE DA NOSSA TELERN

CONFRATERNIZAÇÃO NO NATAL DA CONTABILIDADE

CONFRATERNIZAÇÃO NO NATAL DA CONTABILIDADE
"VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS"

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS.

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS.
SALÃO DE EVENTOS DO SINTTEL/RN - AGOSTO 2009

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS
JOSIAS SALES - AGOSTO 09 - NA SALA DE EVENTOS DO SINTTEL/RN

ESSA É A PRIMEIRA TURMA DA PESADA

ESSA É A PRIMEIRA TURMA DA PESADA
PRIMEIRA TURMA DA INFORMÁTICA DA TERCEIRA IDADE - TÊM AMIGOS(AS) QUE DISCORDAM

REUNIÃO MENSAL DA AATERN

REUNIÃO MENSAL DA AATERN
PRIMEIRA REUNIÃO NA SALA DE EVENTOS DO SINTTEL/RN - AGOSTO 2009

FOTO DE OUTUBRO 2007

FOTO DE OUTUBRO 2007
LUIZ SÉRGIO FILGUEIRAS....

FOTO DE SETEMBRO DE 2007

FOTO DE SETEMBRO DE 2007
PEDRO GONÇALVES-GERALDO BARROS - AUDINETE......

FOTO PUBLICADA NO JORNAL DO GRET EM 07 DE 1980

FOTO PUBLICADA NO JORNAL DO GRET EM 07 DE 1980
"VELHOS TEMPOS BELOS DIAS"

FOTOS ATUAL DO CLUBE TELERN

FOTOS ATUAL DO CLUBE TELERN
"VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS"

NOSSOS AMIGOS DAS ASSOCIAÇÕES - DE FLORIANÓPOLIS - RECIFE E FORTALEZA

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DA ESQUERDA PARA DIREITA - EGÍDIO - JEAN E LANDIN

M E I N A R D O - EX-TELERNIANO

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VELHOS TEMPOS , BELOS DIAS...

AMIGOS EX-TELERNIANOS

AMIGOS EX-TELERNIANOS
DAMIÃO - ZÉ SENA - DOS ANJOS - MESTRE CHICO - JUSTINA - AMARO - JOÃO MOURA

NOSSOS AMIGOS EX-TELERNIANOS

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GERALDO DINIZ(CARNEIRINHO) E ANA ELEIDA.

VOCÊ LEMBRA DO PAULO AURELIANO?? "MESTRE CHICO"?? E JOÃO PEREIRA??

VOCÊ LEMBRA DO PAULO AURELIANO?? "MESTRE CHICO"??  E JOÃO PEREIRA??
"Foto obtida em uma de nossas Reuniões Mensais" ( No SEGUNDO Sábado de cada mês ). A partir do mes de Agosto 2009 será na Sala de Eventos do SINTTEL/RN- às 10 horas da Manhã -Vizinho ao I.P.E.- Venha você também, participe e reveja os antigos Companheiros de velhas e Memoráveis lembranças na EX-TELERN.

VEJAM BEM ABAIXO DESTE BLOG FOTOS ANTIGAS E ATUAIS DOS EX-TELERNIANOS

NO FINAL DA PÁGINA DESTE BLOG VEJA AS FOTOS DE EX-TELERNIANOS.

PRESIDENTE E DIRETORA FINANCEIRA DO SINTTEL RN - QUEREMOS QUE ESTA DUPLA CONTINUE EM 2010

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DIRETORA FINANCEIRA DA FENAPAS

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FLORDELIZ MARIA DE MOURA RIOS - ASTAPTEL MG

VOCÊ CONHECE NOSSAS ADVOGADAS?

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(DA ESQUERDA PARA DIREITA) DRAS. VIVIANA E ANDRÉIA - TELEFONES DO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA - MENNA MUNEMASSA ADVOGADAS ASSOCIADAS - 3234.7365 - 9953.9802 E 9406.9802 - NATAL RN

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